PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Ucrânia pede ao Brasil que prenda Putin caso ele compareça à cúpula do G20 no Rio

Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo no ano passado, o acusando de cometer crime de guerra

Por Da Redação Atualizado em 14 out 2024, 15h01 - Publicado em 14 out 2024, 14h53

O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, pediu nesta segunda-feira, 14, que as autoridades brasileiras cumpram um mandado internacional de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele compareça ao Brasil para a cúpula do G20 em novembro, alegando ter recebido informações que indicam que o líder russo pode participar do evento.

Em março do ano passado, o Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando o russo de ser responsável pela deportação ilegal de crianças ucranianas e sua transferência para a Rússia, o que é considerado um crime de guerra. A Rússia negou que suas forças tenham se envolvido em crimes de guerra ou sequestrado crianças ucranianas.

+ Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Vladimir Putin

Devido às “informações de que Putin pode comparecer à cúpula do G20 no Brasil, gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como Estado parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitá-lo”, disse Kostin, referindo-se ao tratado que estabeleceu o TPI.

“Espero sinceramente que o Brasil o prenda, reafirmando seu status de democracia e Estado de direito”, disse ele, acrescentando que “é importante que a comunidade internacional se mantenha unida e responsabilize Putin”.

Continua após a publicidade

Questionado por repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que ainda não havia sido tomada uma decisão sobre a participação de Putin nas reuniões do G20 que acontecerão nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. “Quando uma decisão for tomada, nós os informaremos”, completou. 

O que diz Lula

Na reunião do G20 em Délhi no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Putin não seria preso se comparecesse à reunião das 20 principais economias do mundo no Brasil, após confirmar que o presidente russo seria convidado para o evento.

“O que eu posso dizer para vocês é que se eu for presidente do Brasil, e ele vier para o Brasil, não tem como ele ser preso”, disse Lula na época.

Questionada na época sobre a possibilidade de Lula “prender” o presidente russo em uma possível visita ao Brasil, a Assessoria Especial do Presidente da República afirmou que “não é competência dele decidir pela prisão”, e sim da Justiça brasileira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.