Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

Ucrânia mata dois agentes russos acusados pelo assassinato de coronel em Kiev

De acordo com o serviço ucraniano de inteligência, a dupla foi capturada e ofereceu resistência à prisão

Por Redação Atualizado em 13 jul 2025, 14h03 - Publicado em 13 jul 2025, 13h59

Dois agentes russos foram mortos neste domingo, 13, por membros do SBU, o serviço ucraniano de inteligência. De acordo com informações da agência de segurança, os dois eram suspeitos pelo assassinato nesta semana de um coronel da corporação, Ivan Voronych, em Kiev, e foram “liquidados” depois de oferecerem resistência à prisão. 

A polícia nacional da Ucrânia afirmou que os dois agentes mortos eram “cidadãos de um país estrangeiro”, mas não forneceu mais detalhes. De acordo com o chefe do SBU, Vasyl Malyuk, a dupla havia sido rastreada após o assassinato de Voronych. O coronel ucraniano foi baleado com diversos tiros à luz do dia, quando deixava um estacionamento na capital do país. 

Câmeras de segurança mostram Voronych pouco antes baleado. Como afirmou o serviço de inteligência ucraniano, os suspeitos estavam rastreando os movimentos do coronel antes do ataque e receberam as coordenadas de um esconderijo. Nesse local, foi encontrada uma pistola com silenciador. A dupla, de acordo com a agência, integrava o Serviço Federal de Segurança russo (FSB, na sigla em inglês). 

“Esta manhã, uma operação especial foi realizada, durante a qual os membros da célula de agentes do FSB russo começaram a resistir e, portanto, foram liquidados”, disse o comunicado divulgado pela SBU. 

Conforme reportagens de agências internacionais, Voronych foi alvo do assassinato pelo seu envolvimento em incursões contra territórios ocupados pela Rússia na Ucrânia. De acordo com a Força Aérea ucraniana, 60 drones foram lançados pelos russos contra o país na noite de sábado, 12. Metade teria sido abatido, encontro os outros ficaram presos. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.