Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ucrânia diz ter destruído mísseis russos na Crimeia

O ataque à região, antes longe do alcance de Kiev, pode representar um aumento na capacidade de sua força aérea na guerra

Por Da Redação
21 mar 2023, 10h35

O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou na madrugada desta terça-feira, 21, que ataques explodiram mísseis da Rússia no norte da Crimeia, que estavam sendo transportados de trem. Se confirmado, o ataque sugere um aumento da capacidade de Kiev na guerra contra Moscou.

O governador da cidade de Dzhankoi, lá instalado pela Rússia, disse que a área foi bombardeada por drones. Kiev comunicou os ataques, mas não admitiu explicitamente sua autoria. Um vídeo das explosões circulou nas redes sociais.

Anexada em 2014 pela Rússia, incursões militares ucranianas são raras na Crimeia. Até chegou a ser alvo de ataques desde a invasão russa há 13 meses, porém a responsabilidade foi atribuída a algum tipo de sabotagem pró-Kiev, não às forças armadas oficiais. O local até então parecia fora de alcance dos mísseis da Ucrânia.

Continua após a publicidade

De acordo com a inteligência ucraniana, as explosões destruíram mísseis que seriam usados pela frota russa do Mar Negro. Esse tipo de equipamento costuma ser utilizado em ataques a cidades e infraestruturas ucranianas, como foi visto nos últimos meses.

Moradores relataram que o ataque durou cerca de 30 minutos e parte de Dzhankoi ficou sem eletricidade nesse período. A cidade é estratégica para a Rússia, que a utiliza como um centro ferroviário entre a Crimeia e outras áreas ocupadas da Ucrânia.

O Ministério da Defesa ucraniano afirmou que as explosões “continuam o processo de desmilitarização da Rússia e preparam a península ucraniana da Crimeia para a desocupação.” Moscou alegou que vários prédios pegaram fogo e a rede elétrica foi afetada, acrescentando que todos os alvos eram civis.

Continua após a publicidade

+ Putin e Xi discutem plano de paz chinês para guerra na Ucrânia

O oficial russo de mais alto ranking na Crimeia, Sergei Aksyonov, disse que as defesas aéreas de Dzhankoi foram ativadas e que a situação está sob controle. Aksyonov também pediu que os moradores locais não se enganassem com “falsidades disseminadas pela propaganda ucraniana”.

A porta-voz militar da Ucrânia, Natalia Humeniuk, afirmou anteriormente que derrotar a Rússia em Dzhankoi é um ponto chave para o futuro status da Crimeia.

Continua após a publicidade

Em agosto de 2022, um depósito de munição da cidade foi alvejado. Semanas depois, a Rússia culpou a Ucrânia por um ataque a cidade portuária de Sebastopol, danificando um navio de guerra. Essas movimentações sugerem que o objetivo de Kiev é enfraquecer as cadeias de suprimentos russas na região.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.