Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ucrânia diz ter destruído balsa russa de transporte de combustível e armas

Embarcação tem grande importância para logística militar russa, segundo Kiev

Por Da Redação
Atualizado em 23 ago 2024, 14h59 - Publicado em 23 ago 2024, 11h47

Uma balsa russa que fornece combustível e armas à Crimeia ocupada pegou fogo e afundou no porto de Kavkaz, no sul da Rússia, após ser atingida por um ataque ucraniano nesta quinta-feira, 22.

A Marinha da Ucrânia confirmou nesta sexta-feira, 23, a autoria do ataque. A embarcação transportava 30 tanques de combustível e foi seriamente danificada, de acordo com Fyodor Babenkov, chefe distrital da cidade de Temryuk, onde o porto fica localizado.

Autoridades locais disseram que 17 pessoas foram resgatadas da balsa. O Ministério dos Transportes russo esvaziou o porto após o ataque para garantir a segurança dos funcionários do local, informou a agência de notícias estatal russa TASS.

“Esta balsa é uma das importantes cadeias da logística militar russa para fornecimento às forças de ocupação, em primeiro lugar, combustível, mas, além disso, também transporta, é claro, armas. Portanto, este é um alvo completamente legítimo”, disse Dmytro Pletenchuk, porta-voz da Marinha ucraniana.

Continua após a publicidade

Pletenchuk não especificou o tipo de arma utilizado pela Ucrânia no ataque, mas a mídia russa informou que provavelmente se tratava do sistema de mísseis costeiros Neptun.

“As balsas foram responsáveis por três quartos de toda a logística e foram o principal canal (de fornecimento)“, acrescentou ele, referindo-se à logística da guerra na Ucrânia.

O porto de Kavkaz é um dos maiores usados pela Rússia no Mar Negro, com capacidade para receber 5 milhões de passageiros anualmente.

Continua após a publicidade

Ataques ucranianos

Kiev tem alvejado com mais frequência infraestruturas da indústria de petróleo e gás. O governo ucraniano chamou os atos de retaliação “justa” por ataques à sua própria infraestrutura energética.

No último domingo, drones ucranianos atacaram uma armazém de petróleo na cidade russa de Proletarsk, na região de Rostov, provocando um grande incêndio, segundo o governador local. As chamas já queimaram uma área de cerca de 10.000 metros quadrados, segundo a mídia russa.

Os ataques ocorrem enquanto a Ucrânia conduz sua maior incursão ao território russo desde o início do conflito, em 2022. Na quarta-feira, autoridades da região ucraniana de Sumy, do outro lado da fronteira, disseram que “centenas” de soldados russos se renderam durante a ofensiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.