Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ucrânia diz ter destruído depósito de mísseis e bombas dentro da Rússia

Arsenal na região russa de Tver foi atingido por drone ucraniano, que provocou um incêndio de 6 km de largura e forçou habitantes a fugir

Por Da Redação Atualizado em 18 set 2024, 13h55 - Publicado em 18 set 2024, 08h44

Autoridades ucranianas conseguiram destruir, nesta quarta-feira, 18, um grande depósito de armas na Rússia, que guardava mísseis, bombas guiadas e munição, afirmaram a agência de notícias Reuters e a emissora americana CNN, com base em informações do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU). O ataque com drones na região russa de Tver também provocou um incêndio e forçou habitantes nas proximidades a deixar suas casas.

O alvo dos drones ucranianos era o arsenal operado pelo Ministério da Defesa russo na cidade de Torópets, que guardava sistemas de mísseis táticos Iskander, sistemas de mísseis táticos Tochka-U, bombas aéreas guiadas e munição de artilharia, segundo informações compartilhadas por uma fonte do SBU com a Reuters.

Segundo a fonte, os disparos causaram uma “detonação extremamente poderosa” no depósito, que está sob a supervisão da Diretoria Principal de Mísseis e Artilharia do Ministério da Defesa russo.

Incêndio e retirada

Após o ataque, um incêndio cobriu uma área de 6 quilômetros de largura, acrescentou a Reuters.

O governador da região de Tver, Igor Rudenya, afirmou em publicação em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram que bombeiros estavam tentando conter as chamas, mas não especificou onde nem o que estava pegando logo. Rudenya ordenou uma operação parcial de retirada dos habitantes da área durante as primeiras horas da manhã de quarta-feira, enquanto o incêndio não era contido.

Continua após a publicidade

O objetivo da ordem de retirada é que serviços de emergência no local consigam trabalhar sem obstáculos para controlar as chamas, disse o governo local em uma postagem em seu canal oficial do Telegram.

Blogueiros de guerra russos e a mídia local relataram mais cedo nesta quarta que um ataque de drones à Rússia havia desencadeado uma explosão gigante e forçado a fuga de moradores perto do local de um grande arsenal russo.

Mais por vir

De acordo com informações dadas à Reuters, o ataque ucraniano tinha como finalidade “reduzir metodicamente o potencial de mísseis do inimigo, que ele usa para destruir cidades ucranianas”. À CNN, uma fonte do SBU acrescentou que planos para novos ataques a instalações militares russas “semelhantes” estão “prosseguindo”.

Ambos os lados negam atacar civis ou infraestruturas não militares na guerra travada desde a invasão da Ucrânia pelas forças russas, em fevereiro de 2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.