Ucrânia diz ter atingido caça Su-57 russo pela primeira vez neste sábado
A agências internacionais, militares ucranianos dizem que abatimento de avião de guerra no sábado foi causado por um drone do país

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou neste domingo, 9, ter atingido um avião de guerra, modelo Su-57, estacionado na base aérea de Akhtubinsk, na Rússia, a cerca de 600 quilômetros do território ucraniano.
Se confirmado, o ataque, que ocorreu no sábado, 8, seria a primeira investida bem-sucedida da Ucrânia contra o caça de dois motores, considerado a aeronave de combate mais moderna da Rússia. O serviço militar de inteligência ucraniano GUR considerou a neutralização do avião de guerra como “um marco histórico”.
For the first time, a russian Su-57 jet was hit.
On June 8, 2024, a Su-57 multi-purpose fighter was hit on the territory of the Akhtubinsk air base in the Astrakhan region (russia), located 589 kilometers from the frontline.
Satellite images of the plane provide evidence of the… pic.twitter.com/XjgWxTEsa8— Defense of Ukraine (@DefenceU) June 9, 2024
Até o momento, autoridades russas não se manifestaram sobre o ataque. Já as forças militares da Ucrânia falaram a agências internacionais, como Sky News e AFP, que drones de fabricação ucraniana teriam sido usados na investida contra a base aérea na Rússia. De acordo com a AFP, o Ministério da Defesa de Moscou disse ter abatido, no sábado, três drones na região em que Kiev teria atingido a pista de voo.
Há dez dias, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, retirou as restrições de uso das armas fornecidas por Washington contra alvos russos, mas exclusivamente para defender a região de Kharkiv.