Ucrânia afunda seu maior navio de guerra para que russos não o ataquem
A fragata Hetman Sahaidachny estava desmontada quando a guerra começou e passava por reparos

A Marinha da Ucrânia afundou seu maior navio de guerra de propósito, nesta sexta-feira, 4, de acordo com o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, para que “não caísse nas mãos do inimigo” russo.
“O comandante da nau capitânia da Marinha ucraniana cumpriu a ordem de afundar o navio, para que a fragata Hetman Sahaidachny em reparos não caia nas mãos do inimigo. É difícil imaginar uma decisão mais difícil de tomar”, disse Reznikov no Facebook.
A fragata Hetman Sahaidachny estava passando por reparos quando a guerra começou, e não teria como ficar pronto a tempo. O casco foi enchido de água, mas não foi completamente submerso, para que no futuro, os ucranianos possam recuperá-lo.
O navio estava na na cidade de Mykolaiv, no Mar Negro, que segundo veículos locais foi tomada na manhã desta sexta-feira. A inteligência ucraniana tinha informações de que as forças navais russas planejavam capturar a embarcação.
O Ministro da Defesa acrescentou que a Ucrânia construirá no futuro uma nova frota “moderna e poderosa”. A fragata Hetman Sahaidachny era o único grande navio da marinha ucraniana desde que a Rússia anexou o território da Crimeia e apreendeu várias embarcações.