Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Uber faz planos para motoristas mulheres na Arábia Saudita

Aplicativos de transporte promovem treinamentos visando o fim da proibição de condutoras do sexo feminino

Por Da redação
Atualizado em 11 jan 2018, 12h59 - Publicado em 11 jan 2018, 12h46

Com a decisão da Arábia Saudita de permitir que mulheres dirijam carros, lei que entra em vigor a partir de junho, aplicativos de transporte avistaram uma oportunidade de expandir sua frota. No país, o público feminino representa 80% dos clientes da Uber e 70% da Careem, empresa com sede em Dubai, segundo informaram as companhias à CNN. Como esperado, 100% dos motoristas dos aplicativos são homens.

A Careem, que opera em treze países do Oriente Médio, África do Norte e Paquistão, já iniciou treinamentos com mulheres que possuem licença de motorista no exterior. Nas aulas, elas aprendem sobre as leis de trânsito do país, atendimento ao cliente e como utilizar o aplicativo. A intenção da empresa é contratar mais de 10.000 motoristas em junho.

A Uber anunciou planos de criar pontos de ajuda para as futuras motoristas, semelhante ao “Greenlight Hubs” que já oferece ajuda aos condutores homens. Elas receberão instruções sobre documentação, treinamento e acesso aos veículos.

O co-fundador da Careem, Abdullah Elyas, contou à rede americana que a presença de motoristas mulheres deve ampliar a quantidade de clientes, já que existe no país algumas culturas que consideram inaceitável uma mulher entrar no carro de um homem desconhecido.

A companhia saudita, no entanto, avisou que a opção por uma condutora do sexo feminino será disponível apenas para clientes mulheres ou familiares. A empresa também bloqueará contatos telefônicos pelo aplicativo, para proteger a privacidade de suas motoristas.

Continua após a publicidade

As empresas esperam ajudar a reduzir a taxa de desemprego no país, que atualmente está em 12,8%, segundo as estatísticas nacionais, meta compartilhada pelo príncipe Mohammed bin Salman.

Ainda será analisado pelas companhias a permissão para que essas motoristas prestem serviços durante à noite, já que na Arábia Saudita as mulheres não podem trabalhar após o pôr do sol (exceto em alguns casos, como serviços médicos, caridade e entre outros).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.