Turquia prende nove pessoas por incêndio em hotel de estação de esqui que matou 76
Administração do estabelecimento diz cooperar com investigação após dono ser detido; hóspedes sobreviventes denunciam falhas nas medidas de segurança

A Turquia prendeu nove pessoas no âmbito de uma investigação sobre um incêndio que tirou a vida de ao menos 76 pessoas e deixou dezenas de feridos em um hotel de uma estação de esqui no oeste da Turquia. Entre os detidos está o dono do estabelecimento.
O ministro do Interior do país, Ali Yerlikaya, informou que os corpos de 45 vítimas foram entregues às suas famílias, ao passo que o instituto forense testes conduz testes de DNA para identificar os mortos restantes.
Cooperação com as investigações
O incêndio ocorreu no popular Grand Kartal Hotel da estação de esqui Kartalkaya, nas montanhas Bolu. A administração do estabelecimento, um edifício de 12 andares, expressou profundo pesar em uma declaração nesta quarta-feira e prometeu total cooperação com a investigação.
“Estamos cooperando com as autoridades para esclarecer todos os aspectos deste incidente”, disse o testo. “Estamos profundamente tristes com as perdas e queremos que você saiba que compartilhamos essa dor de todo o coração.”
Tragédia e falhas
Com 238 hóspedes registrados, o hotel foi consumido por chamas depois de um incêndio começar no quarto andar, do restaurante, por volta das 3h30 no horário local (22h30 de segunda-feira em Brasília). Sobreviventes descreveram cenas de pânico, em que pessoas fugiram por corredores cheios de fumaça, subiram no telhado e até pulavam de janelas para tentar escapar das chamas.
Autoridades turcas estão enfrentando críticas crescentes sobre possíveis falhas nas medidas de segurança do hotel, já que os sobreviventes relataram que nenhum alarme de incêndio disparou durante o incidente. Os hóspedes disseram que tiveram que navegar pelos corredores cheios de fumaça na escuridão total.
O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, declarou esta quarta-feira um dia de luto nacional após a tragédia, que ocorreu durante o pico da temporada de turismo de inverno, quando muitas famílias de Istambul e Ancara viajam para as montanhas Bolu para esquiar.
#BREAKING Devastating fire at ski resort in Türkiye leaves at least 66 dead and 51 injured after starting in a hotel restaurant and spreading rapidly, according to Turkish Interior Minister #Bolu #Kartalkaya #GrandKartal pic.twitter.com/0X6GFSf9ID