Tumulto em multidão no acesso ao aeroporto de Cabul deixa sete mortos
Informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, que pede para os EUA ficarem mais tempo no Afeganistão
O Ministério da Defesa do Reino Unido informou que pelo menos sete pessoas morreram na noite desta sábado, 21, nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão. O grupo tentava embarcar em voos para deixar o país. Segundo agências internacionais, o Talibã conseguiu estabelecer ordem e tentou organizar filas para o acesso.
Em coluna publicada neste domingo no jornal britânico Daily Mail, o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse que se o prazo estabelecido pelos EUA para deixar o Afeganistão não for ampliado, não haverá tempo para tirar todas as pessoas que querem deixar o país: “Talvez os americanos possam ficar mais tempo, e eles terão nosso completo apoio se eles ficarem”, afirmou.
De acordo com o secretário, os afegãos que queiram fugir do Talibã terão que se encaminhar para as fronteiras por conta própria se os americanos não estenderem a permanência.
A Agência de Refugiados da ONU faz um apelo para que países que fazem fronteira com o Afeganistão mantenham as fronteiras abertas para a entrada de imigrantes.