Em meio ao aumento da frustração de Trump com a estagnação das negociações de paz na Ucrânia, o republicano também disse que estava “sempre considerando” sanções secundárias contra Moscou caso ele achasse que Putin estava impedindo o avanço das conversas.
Trump e Putin não confirmam presença em negociações para paz na Ucrânia
Presidente americano afirmou que sua ausência poderia desencorajar a ida do líder russo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira 14 que ainda não tem certeza se participará das negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia na Turquia, marcadas para quinta-feira, e afirmou que sua ausência poderia desencorajar a ida do presidente russo, Vladimir Putin, que também não confirmou presença no encontro.
“(Putin) gostaria que eu estivesse lá, e isso é uma possibilidade… Não sei se ele estará lá se eu não estiver. Vamos descobrir”, disse Trump, que deixou a Arábia Saudita em direção ao Catar nesta quarta, como parte de sua viagem ao Oriente Médio. “Sei que ele gostaria que eu estivesse lá e é uma possibilidade. Se pudéssemos acabar com a guerra, eu consideraria”.
O Kremlin adiou nesta quarta-feira a divulgação de quem representaria a Rússia nas negociações de paz que podem ser as primeiras realizadas de maneira direta entre Moscou e Kiev em anos, mas confirmou que enviaria uma delegação a Istambul.
Condição de Zelensky
No início da semana, Trump instou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a aceitar uma oferta de negociação com Moscou imediatamente, sem a condição de um cessar-fogo inicial de 30 dias, em Istambul na quinta-feira. Zelensky, por sua vez, disse estar “pronto” para o encontro, mas que só iria comparecer se Putin confirmasse presença, o que ainda não aconteceu.
“E estarei esperando por Putin na Turquia na quinta-feira”, escreveu Zelensky em uma publicação no X.
Se Putin concordar em participar, será o primeiro encontro entre os líderes dos dois países em guerra desde dezembro de 2019. Já as negociações diretas entre representantes da Ucrânia e da Rússia ocorreram pela última vez em Istambul em março de 2022.