Oferta Relâmpago Democracia: apenas R$ 5,99/mês
Continua após publicidade

Trump diz que invasão do Capitólio foi ‘dia do amor’

Candidato republicano à presidência acumula polêmicas enquanto busca apoio eleitoral

Por Paula Freitas 17 out 2024, 19h38

O ex-presidente Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos, chamou a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 de “dia do amor” ao ser questionado sobre os eventos daquele dia durante um evento de campanha, realizado nesta quarta-feira, 16, a poucas semanas da eleição.

Dirigindo-se a uma audiência de eleitores latinos, Trump afirmou que os milhares de apoiadores que se dirigiram a Washington o fizeram porque acreditavam que a eleição havia sido fraudada. Ele minimizou a gravidade da situação, insistindo que não havia armas entre seus seguidores.

Na ocasião, os apoiadores de Trump invadiram o Congresso na tentativa de barrar a vitória de Joe Biden, resultando na morte de cinco pessoas. Trump passou anos fazendo falsas alegações de que perdeu a eleição de 2020 devido a uma fraude eleitoral.

Além de desconsiderar os episódios de violência ocorridos em 6 de janeiro, Trump usou o evento para reiterar suas retóricas e compromissos de campanha. Ele voltou a criticar a entrada nos EUA de migrantes em situação irregular, associando-os sem provas ao aumento da criminalidade e do desemprego.

Na reta final da campanha, aumentam os questionamentos a respeito da sanidade mental do republicano.

Continua após a publicidade

 

 

O ex-presidente, que enfrenta várias acusações relacionadas a tentativas de reverter sua derrota nas eleições de 2020, também criticou Mike Pence, seu ex-vice-presidente, por não ter seguido suas instruções naquele dia. “Eu discordo totalmente do que ele fez”, afirmou Trump, referindo-se à recusa de Pence em anular a certificação dos votos.

Trump nega irregularidades em sua conduta e afirma ser imune a processos relacionados aos eventos de 2021. Durante a mesma transmissão, ele fez afirmações infundadas sobre imigrantes haitianos, o que gerou controvérsia. As campanhas de Trump e da indicada democrata, Kamala Harris, estão se intensificando à medida que se aproxima a votação de 5 de novembro, com ambos os candidatos fazendo aparições frequentes na mídia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.