Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Trump autoriza divulgação de memorando que acusa o FBI

Documento de inteligência preparado por aliados no Congresso afirma que agência espionou campanha do presidente e foi parcial

Por AFP
Atualizado em 2 fev 2018, 19h03 - Publicado em 2 fev 2018, 18h11

O Congresso dos Estados Unidos tornou público nesta sexta-feira, após autorização do presidente Donald Trump, um memorando que questiona a imparcialidade do FBI em relação ao Partido Republicano, em meio a crescentes tensões políticas.

O anúncio da autorização ao Congresso para tornar público o documento foi feito pelo próprio Trump na Casa Branca momentos antes. “O que está acontecendo em nosso país é uma desgraça. Muita gente deveria sentir vergonha”, disse o presidente no Salão Oval.

Fontes da Casa Branca informaram que a equipe jurídica da Presidência enviou formalmente aos líderes do Congresso uma cópia do explosivo documento de quatro páginas, em um gesto que pode dar início a uma crise imprevisível.

O memorando, ainda não publicado, foi elaborado pelo chefe da Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados, o republicano Devin Nunes, em atitude contrária à opinião dos membros democratas da comissão e a partir de informações secretas a que tiveram acesso.

O relatório baseia-se nas escutas que o FBI realizou de um membro da equipe de campanha eleitoral de Trump em 2016, no marco geral das investigações sobre a alegada interferência da Rússia nas eleições presidenciais daquele ano.

De acordo com Nunes, o FBI se baseou em informações do Partido Democrata para interceptar conversas de um auxiliar da campanha de Trump, Carter Page.

A narrativa defendida por Nunes desenha um FBI e um Departamento de Justiça profundamente politizados e com um forte sentimento anti-Trump.

O FBI questionou energicamente a publicação do documento, alegando que continha graves imprecisões. Outro temor é de que o memorando inclua alguma informação altamente sensível sobre operações de contrainteligência dos Estados Unidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.