Trump alerta Putin que ele está ‘brincando com fogo’, após novo ataque russo à Ucrânia
Presidente dos EUA ameaçou endurecer sanções e diz que impediu 'coisas muito ruins' de acontecerem com a Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 27, que seu homólogo russo, Vladimir Putin, está “brincando com fogo”, após renovados ataques da Rússia contra Kiev, que deixaram ao menos 13 mortos no fim de semana.
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia. Ele está brincando com fogo”, escreveu Trump na rede Truth Social.
A declaração veio após um fim de semana marcado por tensão, quando Moscou lançou um ataque aéreo em larga escala contra a capital ucraniana, resultando em diversas mortes. No domingo, 25, Trump já havia criticado duramente Putin, chamando-o de “completamente louco” e acrescentando: “Não estou feliz com o que Putin está fazendo”.
Embora não tenha detalhado quais medidas pretende adotar, fontes ouvidas pelo Wall Street Journal e pela CNN indicam que Trump estuda impor novas sanções contra Moscou, que podem ser anunciadas ainda nesta semana. Aliados próximos, contudo, afirmam que o ex-presidente ainda pode mudar de ideia.
Nos últimos meses, Trump vem demonstrando crescente frustração com a postura do Kremlin, especialmente diante do impasse nas negociações de cessar-fogo com a Ucrânia. Apesar de um telefonema entre os dois líderes há pouco mais de uma semana, no qual Putin teria concordado em iniciar “imediatamente” as conversas para uma trégua, os bombardeios russos prosseguiram.
Moscou, por sua vez, acusa Kiev de sabotar os esforços de paz e justifica seus ataques como uma “resposta” às ofensivas ucranianas com drones, que, segundo o Kremlin, teriam atingido civis em território russo.