‘Trator voador’: Rússia planejava aposentar modelo de avião que caiu com 50 passageiros
Aeronave foi fabricada em 1976, ainda na era soviética, e é conhecida por conseguir operar em temperaturas abaixo de zero na Sibéria

O avião bimotor Antonov An-24, que caiu no extremo leste da Rússia nesta quinta-feira, 24, seria tirada de circulação nos próximos anos, segundo fontes ouvidas por agências de notícias. Apelidado de “trator voador” por sua confiabilidade, o avião foi construído em 1976, ainda na era soviética.
Movidos a hélice, os An-24 são vistos pela indústria aeronáutica russa e pelo próprio Ministério da Aviação como uma opção útil e confiável para condições inóspitas da Sibéria, uma vez que conseguem operar em temperaturas abaixo de zero e não precisam pousar em pistas.
Porém, o custo de manutenção das aeronaves disparou após sanções ocidentais contra a Rússia, decorrentes da guerra na Ucrânia. Executivos de companhias aéreas, especialistas no setor e pilotos afirmam que a situação dificulta os investimentos e o acesso às peças do veículo.
O avião que caiu nesta quinta havia passado por uma inspeção técnica recentemente, de acordo com autoridades russas. No entanto, a emissora inglesa BBC informou que, desde 2018, ele esteve envolvido em quatro incidentes relevantes.
O veículo era um dos 10 modelos An-24 sob posse da Angara Airlines, companhia aérea sediada na cidade siberiana de Irkutsk. Todos foram construídos entre 1972 e 1976, afirma o portal Russian Planes.
Muitos dos aviões deveriam ser tirados de operação nos próximos anos. No entanto, a produção em massa da nova aeronave Ladoga — substituta do modelo — só deve começar a partir de 2027. No ano passado, a Angara foi uma das empresas aéreas siberianas a solicitar a extensão da vida útil do An-24.
+ Acidente na Rússia: causa de queda de avião é analisada e agência fala em erro da tripulação
Acidente
🔴🔴#BREAKING Tragedy in #Russia: An #angaraairlines An-24 passenger plane crashed near #Tynda #Amur Oblast.
All 49 on board, including children, are feared dead.
The aircraft vanished from radar after a failed landing attempt.
Burning wreckage was found on a mountain slope. pic.twitter.com/5BRCGw0wjG— Aviation News Israel (@AviationNewsIL) July 24, 2025