Tempestade letal coloca 14 milhões de pessoas na Califórnia sob alerta
'Rio atmosférico' levou chuvas torrenciais ao estado dos EUA, provocando ao menos uma morte, enchentes e fechamento de escolas e aeroportos

O Centro de Previsões Hidrometeorológicas, uma parte do Serviço Climático Nacional dos Estados Unidos, comunicou nesta segunda-feira, 5, que mais de 14 milhões de pessoas correm alto risco de chuvas excessivas em todo o sul da Califórnia. Espera-se que a chuva torrencial, provocada por um “rio atmosférico”, agrave o risco de inundações e mortes no estado dos Estados Unidos.
O órgão climatológico emitiu um raro alerta de nível 4 (de uma escala que vai de 1 a 4) para as áreas afetadas pelas chuvas, incluindo o centro de Los Angeles, Anaheim e Long Beach. As taxas de precipitação nesta área de alto risco podem aproximar-se de 2,5 centímetros por hora, o que pode levar a totais de precipitação de até 20,3 centímetros. Em terrenos montanhosos, estima-se que a precipitação total chegue a 35,5 centímetros.
Alertas de nível 4 são emitidos em menos de 4% dos dias por ano. No entanto, são responsáveis por mais de 80% de todos os danos relacionados a inundações e 39% de todas as mortes ligadas a enchentes.
No domingo 4, um homem morreu no norte da Califórnia atingido por uma grande sequoia, que caiu devido a fortes rajadas de vento de quase 80 km/h.
Repercussões da tempestade
- Ventos fortes e chuva fizeram quase 700 mil clientes ficarem desconectados da rede elétrica na Califórnia, principalmente ao longo da costa, de acordo com o site de rastreamento PowerOutage.us.
- O serviço meteorológico alertou sobre “numerosos deslizamentos de terra prejudiciais” nas cidades de Malibu e Beverly Hills, no condado de Los Angeles, bem como nas montanhas de Santa Monica.
- O aeroporto de Santa Bárbara fechou na noite de domingo devido a inundações no campo de aviação, cancelando todos os voos comerciais e interrompendo as operações de aviação privada.
- Vários distritos escolares no condado de Santa Bárbara cancelaram as aulas na segunda-feira devido ao mau tempo, enquanto outros, incluindo a Universidade do Estado da California em Fullerton, decidiram conduzir as aulas de forma remota.
- Alguns habitantes de Santa Bárbara, San José, Los Angeles e Ventura County receberam ordens para deixar suas casas no fim de semana, devido a alertas sobre inundações e deslizamentos de terra “com risco de vida”.
Rios atmosféricos
As chuvas que atingem a Califórnia estão conectadas a um chamado “rio atmosférico”, uma corrente de umidade que sai do Oceano Pacífico e, alimentando-se de águas mais quentes do que a média, torna-se cada vez mais pesada. Eles agem como uma mangueira de incêndio, absorvendo o ar quente e úmido dos trópicos, que viram chuvas torrenciais e neve pesada sobre a terra.
Esses tipos de tempestades são marcas registradas do inverno em toda a Costa Oeste dos Estados Unidos, e nem todos são prejudiciais. Rios atmosféricos mais fracos fornecem chuvas e neve necessárias para a agricultura e abastecimento de água na região quente e seca, enchendo reservatórios. Porém, podem rapidamente se tornar perigosos.