Supostos destroços de foguete caem em vila no interior da China
Vídeo publicado nas redes sociais mostra objeto longo e cilíndrico caindo sobre área residencial
Destroços que seriam parte de um foguete chinês caíram sobre a vila de Xianqiao, no sudoeste da China, no sábado, 22, provocando desespero entre os moradores. Um vídeo publicado no Kwai, aplicativo chinês de vídeos curtos, mostrou um objeto longo e cilíndrico caindo sobre uma área residencial, deixando um rastro de fumaça amarela, enquanto moradores corriam para não serem atingidos.
O foguete transportador Longa Marcha 2C foi lançado na tarde de sábado do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, vizinha da vila onde os destroços caíram. A operação foi considerada um “sucesso total” pela China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), empresa estatal que desenvolveu o foguete, e tinha como objetivo colocar em órbita o Space Variable Objects Monitor, um satélite desenvolvido pela China e pela França para estudar a explosão mais distante de estrelas.
Depois da queda dos detritos, o governo local emitiu um comunicado proibindo os residentes de tirar fotos dos destroços ou “divulgar vídeos relevantes online”. O aviso, que foi rapidamente excluído, também afirmou que a cidade de Xinba, perto da vila de Xianqiao, iria realizar uma “missão de recuperação de detritos de foguetes” entre às 14h45 e 15h15 de sábado.
As autoridades recomendaram que os moradores da região se mantenham afastados dos destroços para evitar danos causados por “gás tóxico e explosão”.
O rastro de fumaça laranja provavelmente foi criado por um propulsor líquido formado por uma combinação “extremamente tóxica e cancerígena” encontrada no propulsor do primeiro estágio do foguete Longa Marcha 2C, segundo Markus Schiller, especialista em foguetes e pesquisador associado do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.