Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Subsecretária dos EUA preocupada com influência do Irã na América Latina

Por Mandel Ngan 8 fev 2012, 12h46

A subsecretária dos Estados Unidos para a América Latina, Roberta Jacobson, afirmou nesta quarta-feira, em Lima, que seu país está preocupado com a presença do presidente do Irã, Mahmud Ahmadineyad, a região.

“O líder do Irã fez vários giros pela América Latina. Os Estados Unidos se preocupam e estão muito vigilantes porque a influência do Irã não é uma coisa positiva para a região”, assinalou.

Em janeiro de 2012, Ahmadineyad fez uma viagem à Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, a fim de reforçar os laços com estes países e obter apoio ante a pressão de Washington e da União Europeia para que abandone seu programa nuclear.

Jacobson assinalou também o interesse que existe pela América Latina, “não apenas por ser parte de um mundo globalizado, como também porque os Estados Unidos têm uma população latina que está crescendo”.

“Estamos trabalhando juntos econômica e comercialmente. Em todas as partes do mundo, está crescendo o fluxo de comércio entre nossos países. E agora, mais do que nunca, estamos interessados na América Latina, preparando a Cúpula das Américas, e essa é a parte da política externa dos Estados Unidos”.

Continua após a publicidade
Publicidade