Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Síria acusa Israel de atacar aeroportos, arriscando ampliação da guerra

Se for real, a investida israelense em território sírio eleva o risco de uma guerra regional após o ataque mortífero do grupo terrorista palestino Hamas

Por Da Redação
Atualizado em 12 out 2023, 12h07 - Publicado em 12 out 2023, 10h29

A televisão estatal da Síria disse nesta quinta-feira, 12, que Israel lançou ataques aos principais aeroportos da capital Damasco e à cidade de Aleppo, no norte do país.

A emissora local Sham FM afirmou que as defesas aéreas sírias foram acionadas em resposta a ambos os ataques. De acordo com a reportagem, houve danos, mas não houve vítimas no aeroporto de Aleppo. Não há informações sobre o impacto do ataque no aeroporto de Damasco.

Os militares israelenses não emitiram nenhuma declaração em resposta à acusação, mas geralmente não comentam tais incidentes.

Durante anos, Israel realizou ataques contra o que descreve como alvos ligados ao Irã na Síria, incluindo contra os aeroportos de Aleppo e Damasco. Essas investidas têm como objetivo interromper as linhas de abastecimento iranianas para a Síria, imersa em uma guerra civil desde 2011, onde a influência de Teerã cresceu desde que declarou apoio à ditadura liderada por Bashar al-Assad há mais de dez anos.

A ação mais recente havia sido no dia 3 de outubro, e feriu dois soldados sírios em Deir Ez-Zor, no nordeste do país. Ataques mais sérios já ocorreram, como o bombardeio de unidades da Guarda Revolucionária do Irã no país e de depósitos de armas químicas de Assad.

Continua após a publicidade

A acusação da Síria ocorre um dia antes da visita do ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, a Damasco.

Se for real, o ataque eleva o risco de uma guerra regional após o ataque sem precedentes a Israel do grupo terrorista palestino Hamas no sábado 7, que matou mais de 1.200 israelenses.

Na terça-feira 10, houve troca de disparos de morteiros na região das colinas de Golã, território sírio ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. As Forças de Defesa de Israel (FDI) suspeitam que o ataque foi iniciado pelo Hezbollah, grupo terrorista libanês que também conta com o apoio do Irã, como forma de buscar dividir a atenção dos soldados israelenses das ações contra Gaza e o Hamas, no sul do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.