Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Seul planeja construir quartel para os EUA em ilha na com o Norte

Por Da Redação 13 nov 2011, 02h43

Seul, 13 nov (EFE).- A Coreia do Sul planeja construir um quartel militar para abrigar tropas americanas na polêmica ilha fronteiriça de Baengnyeong, a mais próxima da Coreia do Norte no Mar Ocidental (Mar Amarelo), informou neste domingo a agência local ‘Yonhap’.

O quartel, com capacidade para cerca de 160 soldados, poderia começar a ser construído no próximo ano e ser terminado em 2013, e alojará ‘as tropas dos EUA durante exercícios militares conjuntos ou em caso de emergência’, informou uma fonte do Governo sul-coreana que preferiu guardar seu anonimato em declarações à ‘Yonhap’.

A construção do quartel militar faz parte ‘dos esforços para fortalecer a Defesa das ilhas do Mar Amarelo’, consideradas uma das fronteiras mais instáveis entre os dois países, acrescentou a fonte.

A tensão entre as duas Coreias no Mar Amarelo é alta desde que em março de 2010 a corveta sul-coreana ‘Cheonan’ foi afundada em águas próximas a Baengnyeong, causando a morte de 46 tripulantes, um fato que Seul atribui a um ataque submarino norte-coreano e que Pyongyang nega. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade