Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Senado dos EUA aprova adesão da Finlândia e Suécia à Otan

Quando completa, esta será a expansão mais significativa da aliança desde a década de 1990, uma resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia

Por Da Redação
4 ago 2022, 09h57

O Senado dos Estados Unidos aprovou, na noite de quarta-feira 3, a adesão da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Quando completa, esta será a expansão mais significativa da aliança de 30 membros desde a década de 1990, uma resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O Senado votou 95 a 1 para apoiar a ratificação dos documentos de adesão, superando facilmente a maioria de dois terços (67 votos) necessários para apoiar a entrada dos dois países na aliança.

“Esta votação histórica envia um sinal importante do compromisso sustentado e bipartidário dos Estados Unidos com a Otan e de garantir que nossa aliança esteja preparada para enfrentar os desafios de hoje e de amanhã”, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em comunicado.

A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à Otan em resposta à invasão da Rússia ao país vizinho, em 24 de fevereiro. Moscou advertiu repetidamente os dois países contra a entrada na aliança.

Os 30 aliados da Otan já assinaram o protocolo de adesão no mês passado, permitindo maior acesso a informações de inteligência. Mas as nações ainda não são protegidos pelo Artigo Quinto, a cláusula de defesa da Otan que afirma que um ataque a um aliado é um ataque contra todos.

Continua após a publicidade

A adesão precisa ser ratificada pelos parlamentos de todos os 30 membros da organização militar antes que a Finlândia e a Suécia possam ser protegidas pela cláusula de defesa. A ratificação pode levar até um ano, embora já tenha sido aprovada por alguns países, incluindo Canadá, Alemanha e Itália.

Senadores de ambos os partidos americanos endossaram fortemente a entrada da Finlândia e Suécia na Otan, descrevendo-os como importantes aliados cujos exércitos modernos já trabalhavam em estreita colaboração com a aliança.

“As qualificações dessas duas nações prósperas e democráticas são excelentes e servirão para fortalecer a aliança da Otan”, disse o senador democrata Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores, pedindo apoio antes da votação.

O senador republicano Josh Hawley foi o único a votar “não”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.