Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Secretário de Estado dos EUA conversa com Bolsonaro sobre Venezuela

Presidente eleito descartou intervenção militar no país vizinho em entrevista nesta segunda-feira

Por Da Redação
Atualizado em 29 out 2018, 21h59 - Publicado em 29 out 2018, 21h41

No dia seguinte de sua vitória, o presidente eleito Jair Bolsonaro conversou por telefone com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, sobre a parceria entre Brasil e Estados Unidos diante da crise na Venezuela. A informação foi confirmada pelo Departamento de Estado.

Bolsonaro, que manifestou em várias ocasiões uma forte oposição ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela, negou na quinta-feira, três dias antes da eleição, que pretenda declarar guerra ao país vizinho. Nesta segunda-feira, em entrevista à RecordTV, o presidente eleito descartou a possibilidade de intervenção militar.

A hipótese de uma solução militar foi aventada pelo próprio governo de Donald Trump. Reportagem do jornal The New York Times informou que, desde o final do ano passado, autoridades americanas têm mantido encontros com um ex-comandante venezuelano que discorda da orientação do regime de Nicolás Maduro.

“Eles falaram da colaboração em assuntos de política externa prioritários, incluindo a Venezuela, a luta contra o crime transnacional e as formas de reforçar as relações econômicas entre os Estados Unidos e o Brasil, as duas maiores economias do hemisfério ocidental”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em comunicado.

A nota do Departamento de Estado acrescenta que Pompeo parabenizou Bolsonaro pela vitória eleitoral e ressaltou a importância da aliança entre ambos os países, “baseada no compromisso mútuo para promover a segurança, a democracia, a prosperidade econômica e os direitos humanos”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou com Bolsonaro por telefone no domingo, pouco depois do resultado da apuração eleitoral.

“Tive uma ótima conversa com o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, quem ganhou as eleições por uma margem substancial. Concordamos que Brasil e EUA trabalharão estreitamente em matéria comercial, militar e tudo mais. Excelente conversa, dei os meus parabéns”, descreveu Trump nesta segunda-feira no Twitter.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.