Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Rússia não participará de investigação internacional sobre caso Skripal

País não consegue votos suficientes para ter apoio de Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) e poder participar do inquérito

Por Da redação
4 abr 2018, 22h04

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (4) que não conseguiu o apoio da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) para participar da investigação sobre o envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha, Yulia, no Reino Unido.

“Infelizmente não conseguimos obter dois terços dos votos para apoiar essa decisão. Precisávamos de uma maioria qualificada”, declarou o embaixador russo Alexander Shulgin. “A proposta era realizar uma investigação conjunta, com Rússia e Reino Unido, e o com o diretor-geral da Opaq atuando como mediador.”

Londres havia descrito como “perversa” a proposta de Moscou de realizar em conjunto essa investigação, já que considera que o governo de Vladimir Putin está por trás do envenenamento de Skripal e sua filha Yulia.

Como resposta, Moscou solicitou, também nesta quarta-feira, uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para quinta-feira às 19H00 GMT (16h00 de Brasília) com o objetivo de discutir o caso.

“A pedido de nosso governo, solicitamos convocar para amanhã às 15H00 (hora local) uma reunião do Conselho de Segurança sobre a acusação feita pela primeira-ministra britânica Theresa May” de que a Rússia é responsável pelo envenenamento dos Skripal com um agente neurotóxico”, indicou o embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia.

Continua após a publicidade

Votos

Segundo o embaixador Shulgin, na reunião da Opaq, o Reino Unido e os Estados Unidos votaram contra a participação da Rússia, “seguidos por outros que estão sujeitos à disciplina da União Europeia e da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]”. Irã, China e algumas nações africanas votaram a favor da Rússia segundo o diplomata.

No total, dos 41 países que compõem o Conselho Executivo da Opaq, 23 votaram a favor da proposta apresentada por Rússia e Irã ou se abstiveram, acrescentou o diplomata. “As máscaras caíram” nessa organização, acusou Shulgin desde a embaixada russa em Haia, na Holanda.

Outras fontes diplomáticas, no entanto, indicaram que apenas seis países votaram a favor do projeto russo — outros 15 países foram contra e 17 abstiveram-se.

Continua após a publicidade

Os britânicos conduzem sua própria investigação com a assistência técnica independente da Opaq.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.