Rússia faz ataque com drones à segunda maior cidade da Ucrânia e atinge maternidade
Mês de junho teve maior número de vítimas civis desde início da invasão russa ao país vizinho, em fevereiro de 2022, segundo ONU

Um ataque da Rússia com drones atingiu o centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, ferindo nove pessoas e danificando uma maternidade, informaram autoridades locais nesta sexta-feira, 11.
Mães com recém-nascidos foram levadas para outra unidade médica, escreveu o prefeito Ihor Terekhov, em publicação no Telegram.
O mês de junho teve o maior número de vítimas civis desde o início da invasão da Rússia ao país vizinho, em fevereiro de 2022, atingindo 232 mortos e 1.343 feridos, informou a missão de direitos humanos da ONU na Ucrânia na quinta-feira. A Rússia lançou 10 vezes mais drones e mísseis no mês em relação a junho de 2024.
+ Rússia ataca Kiev com enxame de drones e mostra possível mudança de tática na guerra
O movimento se dá em meio a uma possível mudança na tática empregada pela Rússia na guerra, com objetivo de sobrecarregar ainda mais as já exaustas defesas aéreas ucranianas. Durante ataques contra Kiev, nos últimos dois dias, a Rússia lançou centenas de drones e mísseis de todas as direções — alguns dos projéteis contornaram a capital antes de mudarem abruptamente de direção e voltarem em alta velocidade à cidade, dificultando a interceptação.
A Rússia teria acelerado a produção de drones, segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que afirmou que Moscou planeja fabricar até 1.000 drones por dia.
Na quinta-feira, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anunciou que os participantes de uma conferência em Roma prometeram mais de 10 bilhões de euros (R$ 65,7 bilhões) para a reconstrução da Ucrânia. Meloni e o chanceler alemão, Friedrich Merz, afirmaram que as histórias da Itália e da Alemanha, destruídos pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945) mostram que reerguer a Ucrânia é possível.
+ Conferência em Roma anuncia ajuda bilionária para reconstrução da Ucrânia
“Acredito que devemos nos orgulhar do resultado que alcançamos juntos hoje — nações, organizações internacionais, instituições financeiras, autoridades locais, o setor empresarial e a sociedade civil”, disse Meloni em discurso de abertura da conferência. “Juntos, na conferência de hoje, assumimos compromissos que totalizam mais de 10 bilhões de euros.”