Rússia coloca míssil com capacidade nuclear em silo de lançamento
De acordo com Moscou, tecnologia permite penetrar sistemas de defesa antimísseis

O canal de televisão do Ministério da Defesa da Rússia transmitiu nesta quinta-feira, 16, o carregamento de um míssil balístico intercontinental equipado com um veículo hipersônico com capacidade nuclear em um silo de lançamento no sul do país. O armamento foi anunciado pelo presidente Vladimir Putin em 2018, dizendo que era uma resposta ao desenvolvimento dos Estados Unidos de uma nova geração de armas.
Os mísseis são equipados com a tecnologia “Avangard”, que se separa do foguete e são capazes de manobrar bruscamente fora da trajetória do foguete em velocidades de até 27 vezes a velocidade do som.
🔴 WORLD || 🇷🇺 Russia deployed her Avangard hypersonic intercontinental ballistic missiles at the Yasnensky silo base near Orenburg.
The Avangard carries multiple hypersonic glide vehicle warheads of 2 Mt each.
The HGV warheads maneuvre at speeds of 34,500 kmh [Mach 27]. pic.twitter.com/H4nuJ5uaY5— Bloomberg Whistleblower (@bloombergblower) November 16, 2023
+ Putin perdoa mandante de assassinato em troca de combate na Ucrânia
A Rússia já havia instalado seu primeiro míssil equipado com a tecnologia Avangard em 2019 nas mesmas instalações de Orenburg.
As maiores potências nucleares globais, Rússia e EUA, já lamentaram a desintegração constante dos tratados de controle de armas que procuravam abrandar a corrida armamentista da Guerra Fria e reduzir o risco de uma guerra nuclear. Porém, ambos os país, juntamente com a China, estão desenvolvendo uma série de novos sistemas de armas, incluindo sistemas hipersônicos.
Washington considera Pequim o seu maior concorrente e Moscou a a sua maior ameaça de Estado-nação. O presidente americano, Joe Biden, já argumentou que este século será definido por uma disputa existencial entre democracias e autocracias.