Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rússia censura imprensa e proíbe expressões como ‘guerra’ e ‘invasão’

Órgão regulador de comunicações faz ameaças a veículos independentes do país em tentativa de controlar a narrativa sobre o conflito na Ucrânia

Por Da Redação Atualizado em 26 fev 2022, 11h01 - Publicado em 26 fev 2022, 10h29

O governo russo está ampliando a censura a veículos de imprensa locais. Expressões como “ataque”, “invasão” e “guerra” em notícias que comentem o conflito na Ucrânia estão proibidas. De acordo com o Roskomnadzor, a agência reguladora de comunicações do governo russo, o termo aprovado é “operação militar especial em Donbass”.

Em um comunicado oficial, o órgão acusa o canal de televisão Dozhd, o jornal Novaya Gazeta, principal publicação independente da Rússia, editada pelo vencedor do Nobel da Paz Dmitry Muratov, e outros veículos de publicar “informações falsas, socialmente significativas e não confiáveis”. A punição para quem descumprir a ordem é o bloqueio imediato e uma multa que pode chegar a cinco milhões de rublos, valor equivalente a 60 mil dólares.

Ainda segundo o Roskomnadzor, as únicas informações confiáveis podem ser encontradas nos canais oficiais de comunicação do governo russo. Nenhuma informação foi dada sobre o número de soldados da Rússia mortos no ataque a Kiev. Do outro lado, a imprensa ucraniana afirma ter causado baixas pesadas ao exército invasor durante a ofensiva contra capital.

Putin tem apertado o cerco contra as comunicações. Além da ameaça feita aos veículos independentes, o Roskomnadzor afirmou que estabeleceria limites ao Facebook depois que a rede suspendeu a página da RIA-Novosti, a agência estatal de notícias, acusada de disseminar notícias falsas, e limitou a velocidade de conexão com outras redes sociais. Neste sábado, a plataforma de Mark Zuckerberg ampliou a lista de canais oficias russos suspensos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.