Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Reunião entre Lula e Fernández deve envolver crédito para exportação

Possibilidade de financiamento às empresas brasileiras foi levantada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo

Por Da Redação
Atualizado em 2 Maio 2023, 10h08 - Publicado em 2 Maio 2023, 09h46

Três meses depois de reuniões em Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente argentino, Alberto Fernández, nesta terça-feira, 2, no Palácio da Alvorada. A reunião, marcada para as 17h, deve ter como tema a possibilidade de crédito para exportação entre os países, um pedido do argentino para tentar aliviar a pressão econômica.

+ Drama na economia enfraquece a influência do peronismo na Argentina

A possibilidade de financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina foi levantada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.

“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas que importam serviços e mercadorias do Brasil”, disse ao canal Globonews.

Em 2022, as exportações do Brasil para a Argentina chegaram a pouco mais de 15,3 bilhões de dólares, uma queda em relação a uma década antes, quando o total beirava 20 bilhões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento.

A ideia é que o BNDES seja o financiador das exportações. Além disso, o banco brasileiro pode ajudar no financiamento para concluir a construção da ligação entre o gasoduto de Vaca Muerta, um dos maiores do mundo, até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

A viagem de Fernández ocorre em um momento tenso para o presidente, em meio à crescente turbulência financeira e sob a sombra da escassez de dólares. Em março, a taxa de inflação da Argentina ultrapassou os 100% pela primeira vez desde o fim da hiperinflação no início dos anos 1990. De acordo com dados divulgados agência de estatísticas do país, o índice atingiu 102,5% em fevereiro.

+ Por inflação, Argentina importa cédulas do Brasil

A crise financeira é tanta que, nas últimas semanas, o Banco Central da Argentina foi obrigado a encomendar cédulas no exterior e importar do Brasil,Espanha,França,China e Malta por navio e avião.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.