Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Reino Unido e União Europeia chegam a acordo sobre o Brexit

Acerto acontece a uma semana do prazo final e quatro anos depois do referendo que decidiu a saída britânica do bloco

Por Da Redação Atualizado em 24 dez 2020, 13h26 - Publicado em 24 dez 2020, 12h29

O governo do Reino Unido e a União Europeia enfim chegaram a um acordo comercial sobre o Brexit – a saída dos britânicos do bloco europeu decidida em um referendo na Grã-Bretanha há mais de quatro anos.

O acerto foi anunciado pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson e pela presidente de Comissão Europeia Ursula von der Leyen depois de onze meses de negociações entre as duas partes e ainda precisa ser aprovado pelo legislativo do Reino Unido e pelo Parlamento Europeu.

O prazo final para chegar a um acordo terminaria na semana que vem, em 1º de janeiro.

Reações

“Nós concluímos o Brexit e agora podemos aproveitar as fantásticas oportunidades que se abrem”, comemorou Boris Johnson após o anúncio. Em nota, o governo afirmou que “tudo o que foi prometido ao povo britânico no referendo de 2016 e nas eleições gerais do ano passado foi entregue neste acordo”. Johnson foi eleito em 2019 prometendo concluir o Brexit.

“Nós retomamos o controle do nosso dinheiro, das nossas fronteiras, das nossas leis, do nosso comércio e das nossas águas de pesca.” O comunicado destaca ainda que o acerto foi alcançado em “condições extremamente desafiadoras”.

Continua após a publicidade

A líder da UE, por sua vez, afirmou que o pacto é “justo e equilibrado”. “Foi uma estrada longa e tortuosa, mas conseguimos um bom acordo.”

Segundo o jornal The New York Times, apesar de ter milhares de páginas, o acerto ainda deixa questões complexas para serem resolvidas mais tarde. A confirmação do acordo, porém, afasta o temor de um Brexit não negociado, que poderia ter um impacto ainda mais traumático para o Reino Unido e a União Europeia.

Sem um acordo, a relação entre Reino Unido e UE seria submetida a partir do ano que vem às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), mais restritivas, que não admitem descontos e privilégios. Tudo isso em meio aos impactos do coronavírus. O acordo comercial do Brexit buscou evitar justamente isso.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.