Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Rei Charles III aparece com olho vermelho em visita de Macron ao Reino Unido: saiba o motivo

Saúde do monarca tem estado no centro dos holofotes desde o anúncio do diagnóstico de um câncer em fevereiro do ano passado

Por Paula Freitas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 jul 2025, 13h39 - Publicado em 8 jul 2025, 13h05

O rei Charles III chamou atenção nesta terça-feira, 8, ao aparecer com o olho vermelho no encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio de Buckingham. Imagens mostram que a parte branca, chamada de esclera, do olho direito de Charles está tomada por um tom forte de vermelho.

Uma autoridade de Buckingham disse à agência de notícias francesa AFP que a mudança de cor foi provocada pela ruptura de um vaso sanguíneo na noite anterior. A pequena lesão não é grave — no geral, não se sente dor ou afeta a visão — e não tem correlação com qualquer outro problema de saúde do monarca de 76 anos, informou a fonte à AFP.

A saúde de Charles tem estado no centro dos holofotes desde o anúncio do diagnóstico de um câncer em fevereiro do ano passado. A descoberta aconteceu durante a internação para um “procedimento de correção” na próstata. Como de praxe, o palácio não informou qual seria o tipo de câncer enfrentado pelo rei, mas afirmou que era “uma questão separada de preocupação”, o que sugere que não teria relação com a próstata.

Charles escolheu compartilhar o diagnóstico para “prevenir especulações e na esperança de que possa ajudar o entendimento público para todos aqueles do mundo que são afetados pelo câncer”. Pouco depois, a princesa de Gales, Kate Middleton, também comunicou que estava com câncer, mas também manteve o mistério sobre qual era o estágio e o tipo da doença.

Os diagnósticos abalaram a monarquia britânica, acostumada com a rainha Elizabeth, que viveu até os 96 anos e era conhecida por uma saúde de ferro. Enquanto o chefe da família real continua em tratamento, Kate disse que estava em remissão em janeiro. Em mensagem nas redes sociais, ela expressou sua gratidão pelo apoio recebido e destacou que agora está focada na recuperação e adaptação ao “novo normal”.

Continua após a publicidade

+ Kate Middleton revela como lidou com tratamento contra câncer

Visita de Macron

A viagem de Macron, como definiu Downing Street, é “histórica”: trata-se da primeira vez que um presidente francês visita o Reino Unido desde Nicolas Sarkozy em 2008. É também a estreia de um líder europeu em Buckingham desde que o Charles assumiu a coroa, em maio de 2023. Nas redes sociais, Macron disse que o “Reino Unido é um parceiro estratégico, um aliado, um amigo” e que o vínculo entre as duas nações é “de longa data, forjado pela História e fortalecido pela confiança”.

“Juntos, enfrentaremos os principais desafios do nosso tempo: segurança, defesa, energia nuclear, espaço, inovação, inteligência artificial, migração e cultura. Todas essas são áreas nas quais buscamos atuar em conjunto e aprofundar nossa cooperação de forma concreta, eficaz e duradoura”, escreveu ele no X, antigo Twitter. “Este também é um momento significativo para a nossa Europa. A disposição expressa pelo Reino Unido de fortalecer os laços com a União Europeia é um sinal poderoso — um sinal que acolho com satisfação”

Continua após a publicidade

“Nossos esforços conjuntos para apoiar a Ucrânia — onde a segurança do nosso continente está em jogo —, nossos projetos industriais com a EDF (Électricité de France, distribuidora de energia na França), nossa cooperação no espaço e o trabalho militar conjunto são exemplos concretos que demonstram o quão vibrante e voltada para o futuro é nossa parceria.”

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.