Rei Charles e Camilla revelam retratos oficiais para marcar aniversário da coroação
Cerimônia realizada na Galeria Nacional, em Londres, reuniu convidados e funcionários da instituição em evento discreto, mas simbólico

Dois anos depois de serem oficialmente coroados como rei e rainha do Reino Unido, Charles III e Camilla apresentaram nesta terça-feira, 6, os retratos oficiais de Estado. Uma cerimônia realizada na Galeria Nacional, em Londres, reuniu convidados e funcionários da instituição em um evento discreto, mas simbólico.
As obras foram encomendadas para marcar o segundo aniversário da coroação, ocorrida em maio de 2023. Após algumas semanas de exibição pública, os quadros serão incorporados ao acervo permanente do Palácio de Buckingham.
O retrato do rei foi pintado por Peter Kuhfeld, artista com mais de quatro décadas de convivência com a família real. Na obra, Charles aparece com o Manto de Estado sobre o uniforme naval, ladeado pela Coroa do Estado Imperial — mesma usada na primeira parte do serviço religioso da coroação, na Abadia de Westminster. O cenário foi inspirado na sala do trono do Palácio de St. James. “Rezei por sol, e consegui finalmente”, disse Kuhfeld, sobre a luz natural captada em uma rara manhã clara em Londres.
Camilla teve seu retrato pintado por Paul S. Benney. O quadro foi resultado de seis sessões formais com a rainha na Clarence House, além de encontros informais em um estúdio montado no local. A pintura mostra Camilla com o vestido cerimonial usado na coroação e a coroa posicionada ao lado.
A aparição do casal na divulgação das artes, no entanto, foi discreta. Camilla expressou que achou as pinturas “adoráveis”, enquanto Charles apenas concordou, sem comentários.