Rainha Elizabeth morreu três horas antes do anúncio oficial, diz certidão
A rainha morreu de velhice às 15h10 do dia 8 de setembro, revelou sua certidão de óbito; Veja documento completo
A certidão de óbito da rainha Elizabeth II foi publicada nesta quinta-feira, 29, e afirma que a monarca morreu às 15h10 (11h10 de Brasília) do dia 8 de setembro – três horas antes do anúncio oficial. Segundo o documento, a causa da morte foi velhice.
O Palácio de Buckingham anunciou a morte ao mundo às 18h30 daquele dia (14h30 de Brasília), três semanas atrás. Paul Lowe, secretário geral da Escócia, assinou o documento.
+ Morre a rainha Elizabeth II, aos 96 anos
A rainha foi enterrada ao lado de seu marido, o príncipe Philip, seu pai, o rei George VI, sua irmã, a princesa Margaret, e sua mãe, a rainha Elizabeth. Uma nova pedra gravada em mármore preto belga foi instalada no Castelo de Windsor, com o nome da rainha em letras de latão.
O certificado confirma que alguns familiares próximos da rainha ainda estavam a caminho do Castelo de Balmoral, na Escócia, quando ela morreu.
Seu neto, o príncipe William, e seus filhos, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, decolaram de um aeroporto da Força Aérea Real às 14h39 (10h39 de Brasília) e desembarcaram em Aberdeen às 15h50 (11h50 de Brasília).
Às 16h, o príncipe William levou a família para Balmoral, chegando por volta das 17h (13h de Brasília). Só o príncipe Charles e a princesa Anne estavam no castelo escocês quando a rainha morreu.
O príncipe Harry, que viajou para a Escócia no final da tarde, soube da morte dela quando seu avião pousou em Aberdeen horas depois.
Liz Truss, a primeira-ministra, foi informada da morte apenas às 16h30 (12h30).