Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Quem são os líderes que confirmaram presença na posse de Lula; veja lista

Segundo equipe do petista, 120 países estarão representados e ideia é reforçar retorno brasileiro ao cenário de relevância internacional

Por Matheus Deccache Atualizado em 30 dez 2022, 16h37 - Publicado em 30 dez 2022, 16h28

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no próximo domingo, 1, já conta com a confirmação de 19 chefes de Estado, o maior número já registrado. Ao todo, 65 países enviarão seus chefes de governo, chanceleres, vice-presidentes e enviados especiais para parabenizar o novo presidente do Brasil

Segundo o responsável pela cerimônia, o embaixador Fernando Igreja, este será o evento que contará com o maior número de figuras políticas internacionais desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e negociações para vários encontros às margens da cerimônia estão em andamento. 

+ Duas décadas depois, Lula volta à Presidência em um Brasil diferente

Segundo a equipe de Lula, 120 países estarão representados na cerimônia de posse e a presença de 30 chefes de Estado e de governo reforça a volta do Brasil ao cenário de relevância internacional após anos de afastamento durante o governo de Jair Bolsonaro

Os chefes de Estado confirmados até o momento são os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai, além do rei da Espanha, Felipe VI. 

Além deles, confirmaram presença os vice-presidentes de China, Cuba, El Salvador e Panamá. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que parabenizou o presidente Lula após o resultado das eleições, disse que não poderá comparecer e envia em seu lugar a primeira-dama, Beatriz Gutiérrez Müller. 

Continua após a publicidade

Outras nações enviarão figuras políticas relevantes de seus respectivos governos, como República da Guiné, Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas, que enviarão chefes de governo para a posse. 

A lista continua com Azerbaijão e Ucrânia, que confirmaram seus vice-primeiros-ministros, além de Rússia, Argélia, Irã, República Dominicana, Moçambique, Jamaica, Guiné Equatorial e Sérvia, que serão representadas pelos presidentes de suas respectivas Assembleias e Senados. 

As 27 delegações restantes trarão ao Brasil ainda 11 chanceleres – Turquia, Costa Rica, Autoridade Nacional Palestina, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Saudita – e 16 enviados especiais que vêm da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Nações Unidas. 

Continua após a publicidade

Um dos desejos do presidente eleito era de que os chefes de governo de todos os países da América do Sul estivessem presentes na cerimônia, de modo a reforçar a união da região após anos de distanciamento estimulado pelos governos locais. 

+ Bolsonaro revoga portaria e Maduro pode vir à posse de Lula

O único que não estará presente é Nicolás Maduro, uma vez que um decreto assinado ainda em 2019 proibiu a entrada de qualquer autoridade venezuelana no país. Nesta sexta-feira, no entanto, após semanas de negociação por parte da equipe de transição, o governo Bolsonaro revogou a portaria, permitindo a volta de membros governamentais da Venezuela. 

Apesar disso, dificilmente o presidente vizinho virá à cerimônia. Por questões de segurança, os países enviam uma equipe de segurança ao destino antes do chefe de Estado para preparar a sua chegada, algo que não será possível até o próximo domingo. De acordo com Igreja, não há nada de concreto sobre a vinda de Maduro e ainda não houve resposta ao convite.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.