Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

Putin e Xi dizem que ataques de Israel violam a lei e mandam recado velado aos EUA

Líderes da Rússia e da China conversaram por telefone nesta quinta-feira

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 jun 2025, 11h35 - Publicado em 19 jun 2025, 09h05

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, sobre a situação no Oriente Médio, nesta quinta-feira, 19. A repórteres, o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov disse que “ambos os lados têm abordagens idênticas” e “condenam veementemente as ações de Israel que violam a Carta da ONU e outras normas da lei internacional” — durante a ligação, o presidente russo reforçou a oferta para agir como mediador no conflito, alegando boas relações com o Irã e Israel, embora o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, tenha dito que parecia haver pouco interesse por parte de autoridades israelenses.

Um documento publicado pelo Ministério das Relações Exteriores da China sobre a participação de Xi no telefone conta ainda com uma mensagem velada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pondera entrada americana no conflito. Segundo reportagem do Wall Street Journal, o republicano teria dito a conselheiros na terça-feira que já aprovou planos de ataque ao Irã, mas aguarda para ver se Teerã irá abandonar seu programa nuclear.

Sem citar nominalmente os Estados Unidos, Xi teria dito que “a comunidade internacional, especialmente grandes potências que têm influência sobre as partes do conflito, deveriam fazer esforços para promover o resfriamento da situação, não o oposto”, segundo a chancelaria chinesa.

Entre os alvos em uma eventual operaçã0 dos Estados Unidos, segundo as fontes ouvidas pela reportagem do WSJ, publicada nesta quinta-feira, 18, estaria a usina nuclear de Fordow, escondida sob uma cadeia de montanhas nos arredores da cidade sagrada de Qom, no centro do Irã, e um dos pontos mais secretos e impenetráveis do programa nuclear iraniano. A instalação subterrânea, segundo analistas militares americanos e europeus, opera a quase 90 metros de profundidade e abriga 2.700 centrífugas avançadas capazes de enriquecer urânio a 60% — um patamar que, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), pode ser convertido em combustível para até nove ogivas nucleares em menos de um mês.

+ O que se sabe sobre usina nuclear iraniana de Fordow, que está na mira de Israel

Mais cedo, quando questionado se já havia decidido se atacaria as instalações nucleares do Irã, Trump se negou a dar uma resposta. “Talvez eu faça isso”, disse ele a repórteres no gramado da Casa Branca. “Talvez eu não faça isso. Quer dizer, ninguém sabe o que eu vou fazer.”

Continua após a publicidade

O presidente também ressaltou que o Irã “deveria ter feito o acordo” — as tratativas tiveram início em abril e foram suspensas após os bombardeios israelenses. A sexta rodada estava prevista para o último domingo em Omã. 

Os comentários enigmáticos estão sendo observados de perto. Aliados e inimigos buscam pistas sobre suas intenções, enquanto os ataques cruzados entre Israel ao Irã não dão sinal de arrefecimento. A perspectiva de envolvimento direto dos Estados Unidos na guerra já aumentou os temores de uma guerra total no Oriente Médio, que pode arrastar outros países da região, e gerou divergências entre os apoiadores republicanos do presidente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.