Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Produção de drogas sintéticas cresce na Europa, diz relatório

Novas substâncias estão sendo vendidas e consumidas no continente, em que mais de 350 laboratórios de narcóticos foram descobertos em 2020

Por Da Redação
14 jun 2022, 11h00

O Centro de Monitoramento Europeu para Drogas e Toxicodependência (EMCDDA) informou nesta terça-feira, 14, que a produção de narcóticos está crescendo no continente.

Em seu relatório anual, a agência de drogas da União Europeia também alertou para uma proliferação de novas substâncias psicoativas que estão sendo vendidas e consumidas em países do bloco.  

“A produção de drogas sintéticas continua a aumentar na Europa“, apontou o  documento, observando que laboratórios ilegais na Europa produzem grandes quantidades de anfetaminas, metanfetaminas e outras drogas sintéticas para consumo local e exportação para outros continentes.

Os dados do relatório confirmam um alerta anterior da instituição, que afirmava que a Europa está se tornando um centro global de narcóticos, e não apenas mais um mercado consumidor. No mês passado, a agência apontou que quantidades recordes de cocaína estavam sendo apreendidas no continente, representando um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

+ Europa registra recorde de apreensão de cocaína

Continua após a publicidade

O estudo divulgado nesta terça-feira indicou que novos tipos de drogas estão chegando ao mercado europeu, como a catinona, substância química semelhante à anfetamina, derivada do khat, uma planta tradicionalmente usada na África Oriental e na Península Arábica. Segundo a agência, que relatou o tráfico recorde da cantinona, novos narcóticos “continuam a aparecer na Europa à taxa de um por semana”.

As drogas e os produtos químicos necessários para produzir as substâncias ainda são amplamente importados de outras partes do mundo, incluindo América do Sul e Ásia, mas as organizações criminosas europeias estão estreitando seus laços com cartéis fora do continente em uma tentativa de reduzir os custos de produção e tráfico de drogas, disse o relatório, que se baseia em informações de agências policiais europeias.

Em 2020, mais de 350 laboratórios de drogas sintéticas foram detectados e desmantelados na Europa, informou a instituição, que alegou que ainda não há dados disponíveis sobre o ano passado.

A maioria dos laboratórios de drogas ilícitas desmantelados foram encontrados na Bélgica e na Holanda. Instalações de produção também foram detectadas na República Checa, Polônia, Alemanha e outros países do continente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.