Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Procurador-geral da Venezuela diz que Lula mentiu e chama acidente doméstico de “farsa”

Tarek William acusa presidente de mentir para perpetrar veto contra Venezuela no Brics; Lula cancelou viagens a São Paulo, Colômbia e Azerbaijão após acidente

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 out 2024, 15h17 - Publicado em 26 out 2024, 14h37

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William, acusou o presidente Lula de mentir e forjar o acidente doméstico que impediu sua ida à reunião da cúpula do Brics — grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo. As declarações foram escritas pelo procurador em uma rede social. O presidente caiu em um banheiro no Palácio do Planalto no último sábado, 19, e foi encaminhado a uma unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília. Lula precisou levar cinco pontos na cabeça e cancelou a viagem prevista à Rússia para a cúpula do Brics.

William escreveu que fontes próximas no Brasil o informaram que o presidente manipulou o acidente para usá-lo como álibi para não comparecer ao evento. “Esta versão nada mais foi do que uma farsa para perpetrar o veto contra a Venezuela, evitando a sua responsabilidade perante o presidente Putin, os outros líderes presentes e, em particular, o presidente Nicolás Maduro”, escreveu o procurador-geral.

Ele diz ainda que o presidente brasileiro apareceu “sorrindo” em agenda na semana e que deveria ser investigado pela suposta farsa. “O que se espalhou com muita força como boato, infelizmente parece ser corroborado com um vídeo divulgado ontem, onde o presidente Lula é visto saudável, sorrindo, no uso de suas faculdades e agindo com total cinismo”, disse.

O presidente Lula repetiu exames de imagem na última sexta-feira, 25, e tem quadro estável uma semana depois do acidente. Os exames fazem parte de um protocolo definido pela equipe médica do presidente e serão novamente repetidos daqui cinco dias. “O exame está estável em relação aos anteriores. Está apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília. Uma nova avaliação ocorrerá em cinco dias. Ele permanece sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.

Agendas canceladas

Lula cancelou sua viagem a São Paulo para participar de um comício na capital paulista e votar em São Bernardo do Campo (SP) no domingo, 27. O presidente também não irá a COP da Biodiversidade, em Cali, na Colômbia, em viagem que estava prevista para a próxima semana. Lula não viajará ao Azerbaijão para a Cop 29, marcada para o dia 11 de novembro. Nesse caso, o cancelamento não se deu por problemas de saúde. O presidente deve priorizar a reunião da Cooperação Econômica da Ásia e dos Pacífico (APEC, sigla em inglês), marcada para o dia 14 de novembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.