Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Processo contra Mladic será retomado em 25 de junho

Adiamento ocorreu para que a defesa se preparasse para o julgamento

Por Da Redação 24 Maio 2012, 12h17

Entenda o caso

  1. • O general servo-bósnio Ratko Mladic, apelidado de Açougueiro dos Bálcãs, responde por 11 acusações de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade.
  2. • Figura-chave da guerra civil da Bósnia, ele teria comandado o massacre em Srebrenica, no qual 8.000 muçulmanos foram vítimas de “limpeza étnica” em 1995.
  3. • O julgamento no Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) ocorre quase um ano após a prisão de Mladic, que teve sua primeira acusação publicada há 17 anos.

O julgamento de Ratko Mladic, ex-chefe-militar dos sérvios da Bósnia, por crimes de genocídio e crimes de guerra em Srebrenica em 1995, será retomado no dia 25 de junho, informou nesta quinta-feira o Tribunal sobre Crimes de Guerra na ex-Iugoslávia (TPII).

“A Câmara I programou o início da convocação das primeiras testemunhas de acusação, no caso de Mladic, para segunda-feira, 25 de junho”, informou o tribunal internacional em nota.

O juiz Alphons Orie havia anunciado, na quarta-feira da semana passada, que o processo seria adiado indefinidamente por “irregularidades” na transferência de documentos da promotoria à defesa para que esta última se preparasse adequadamente.

Mladic é acusado de 11 crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio na guerra de 1992 a 1995, em particular o massacre de Srebrenica, no qual foram assassinados quase 8.000 muçulmanos, adultos e crianças.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade