Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano é adiado por ‘medidas de segurança’

Decisão se dá poucas horas depois de bombardeios israelenses atingirem áreas próximas ao aeroporto de Beirute

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 out 2024, 15h01 - Publicado em 4 out 2024, 09h10

O primeiro voo de repatriação de brasileiros que estão no Líbano foi adiado em 24 horas por questões de segurança, informou o governo brasileiro nesta sexta-feira, 4. A expectativa agora é que o avião modelo KC-30 da Força Aérea Brasileira saia da capital libanesa, Beirute, na tarde de sábado.

“Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje”, informou o Ministério das Relações Exteriores, em nota. “Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia.”

+ Voos de repatriação de brasileiros no Líbano já têm lista com mais de 3.000 pessoas

O avião da FAB que levará os brasileiros tem capacidade para cerca de 220 pessoas e está em Lisboa, de onde sairá para a região levantina.

Poucas horas depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinar a realização de voos de repatriação, na segunda-feira, número de cidadãos interessados em voltar ao Brasil já estava perto da casa dos 3.000, de acordo com uma autoridade do Itamaraty ouvida por VEJA.

Continua após a publicidade

Assim como em outros casos, mais recentemente em Gaza, a prioridade será para idosos, crianças e pessoas com questões médicas.

A decisão do adiamento se dá poucas horas depois de bombardeios israelenses atingirem áreas próximas ao aeroporto de Beirute. Ataques de Israel ao Líbano, em resposta a bombardeios feitos pela milícia libanesa Hezbollah, já deixaram mais de 1.000 mortos, incluindo mulheres e crianças. Dois brasileiros morreram, sendo eles Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, natural de Foz do Iguaçu.

De acordo com estimativa do governo brasileiro, cerca de 20.000 brasileiros vivem no país, que têm uma estreita relação com o Brasil. Os números de libaneses e descendentes no Brasil são imprecisos, já que não há um censo. A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira encomendou uma pesquisa autodeclaratória, em 2020, que indica que 11,6 milhões de brasileiros são descendentes de árabes: destes, 27%, ou 3,1 milhões, são especificamente libaneses. O Consulado Geral do Líbano em São Paulo, por sua vez, cita uma presença de 8 milhões a 10 milhões de pessoas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.