Kamala x Trump: o resultado da primeira urna apurada da eleição nos EUA
Minúscula comunidade em New Hampshire mantém tradição de contar os votos precocemente desde anos 1960
A primeira contagem de votos das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024, realizada na madrugada de terça-feira, 5, na pequena vila de Dixville Notch, em New Hampshire, terminou em empate: três votos para Kamala Harris e três para Donald Trump. Com apenas seis moradores, a votação foi rápida: foram cerca de 12 minutos para contar e certificar os resultados.
Dixville Notch é famosa por ser o primeiro local a iniciar a votação no país, uma tradição que começou na década de 1960. A prática surgiu para acomodar os trabalhadores ferroviários, que precisavam votar antes de começarem seus turnos. Devido ao número reduzido de eleitores, os votos são imediatamente contados após o fechamento das urnas.
O empate deste ano representa uma mudança em relação às eleições de 2020, quando todos os cinco votos da comunidade foram para o atual presidente, o democrata Joe Biden. Para 2024, dos seis eleitores registrados, quatro são republicanos e dois são independentes, segundo o jornal americano The Washington Post.
O último empate registrado na urna de Dixville Notch ocorreu em 2012, quando Barack Obama e Mitt Romney receberam 5 votos cada. Naquele ano, Obama foi reeleito presidente com uma vitória expressiva.