Primeira aparição internacional da filha de Kim Jong-un aumenta especulações sobre sucessão
Kim Ju-ae, que teria cerca de 12 anos, tem marcado presença constante ao lado do pai em eventos oficiais na Coreia do Norte e agora visita a China
A filha do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, fez sua primeira aparição internacional na terça-feira 2, alimentando especulações de que ela está sendo preparada para ser a próxima líder da Coreia do Norte. Imagens divulgadas pela agência estatal KCNA mostram Kim Ju-ae e seu pai se encontrando com autoridades chinesas em Pequim, na China.
As fotos apresentam a jovem em uma posição de destaque, logo atrás do pai, que cumprimenta um alto funcionário de Pequim. Kim e sua herdeira foram à capital chinesa para participar do desfile militar comemorativo de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
“Neste momento, Ju-ae é a favorita para ser a próxima líder suprema”, afirmou o especialista em liderança norte-coreana do Stimson Center, Michael Madden, ao jornal britânico The Guardian. “Ela está adquirindo experiência prática em protocolos, o que lhe será muito útil como próxima governante”, destacou.
Não há evidências de que Ju-ae acompanhou o mandatário em viagens internacionais anteriores, mas ela não é estranha a eventos de estado. A herdeira participa com frequência de cerimônias e visitas oficiais junto de Kim, incluindo testes de mísseis militares. É comum que a mídia norte-coreana divulgue imagens da jovem nessas ocasiões, utilizando os adjetivos “estimada” e “respeitada” para se referir à adolescente.
A exposição pública é incomum, considerando que a vida privada da família Kim é estritamente controlada dentro do país. O tratamento linguístico e visual dado a Ju-ae parece indicar que ela vem sendo preparada para ser a quarta líder do país desde a saída do governo interino soviético em 1948.
Mesmo com indícios de preparação, ainda não está claro como e quando uma transferência de poder para Ju-ae aconteceria. Kim Jong-un tem apresentado boas condições de saúde nos últimos anos — apesar de sua conhecida luta contra o peso — e é esperado que um futuro governante norte-coreano galgue posições dentro do alto escalão estatal antes de se tornar chefe de Estado.
Também há dúvidas sobre como o Partido dos Trabalhadores da Coreia vai reagir à nomeação de uma mulher como governante suprema, uma vez que a cultura patriarcal do país pode gerar empecilhos para consolidação de sua posição.
+ Como é o trem blindado usado por Kim Jong-un para viajar à China
Idade
A idade da herdeira de Kim nunca foi divulgada oficialmente pelo regime de Pyongyang, mas o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul aponta que Ju-ae nasceu em 2013, fazendo com que a adolescente tenha 12 anos atualmente. Ela foi identificada pela primeira vez no suposto ano de seu nascimento, quando o ex-jogador da NBA Dennis Rodman, amigo pessoal do ditador norte-coreano, disse ter segurado Ju-ae ainda bebê nos braços, durante uma visita a Pyongyang.
Lais Souza: “A esperança voltou”
A reação ao discurso humanista de Luciano Huck sobre operação no Rio
Presídio abre espaço para receber Jair Bolsonaro
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Um minuto de silêncio à era em que se brindava vinho com copo de requeijão







