Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente Xi Jinping é nomeado ‘comandante em chefe’ na China

Imprensa chinesa usou o termo para se referir ao mandatário pela primeira vez nesta quarta-feira

A fim de consolidar seu poder sobre as forças militares chinesas, o presidente da China, Xi Jinping, foi nomeado “comandante em chefe” do novo centro de controle das Forças Armadas do país. A agência estatal Xinhua e o canal público CCTV utilizaram pela primeira vez o termo na quarta-feira, após a visita de Xi ao centro de comando, usando uniforme camuflado militar.

Além de presidente da República Popular da China e comandante em chefe, Xi acumula ainda os títulos de secretário-geral do Partido Comunista e presidente da Comissão Militar Central.

Desde que assumiu o poder, Xi tenta aumentar sua autoridade sobre o Exército Popular de Libertação, tecnicamente as Forças Armadas do Partido Comunista Chinês, não do Estado.

Leia mais:

China instala mísseis em ilha disputada e desagrada EUA

EUA voltam a provocar Pequim com voos sobre ilhas no Mar da China Meridional

Os militares devem ser “absolutamente leais”, disse o presidente durante a visita ao centro de comando, de acordo com a agência Xinhua. Ao mesmo tempo, o centro conjunto de comando deve ser eficaz e ativo tanto na guerra como em tempos de paz, afirmou o presidente.

Durante o mandato de Xi Jinping, a China adotou uma política de defesa mais assertiva, em particular no Mar da China Meridional, cuja soberania disputa com os vizinhos, e no Mar da China Oriental, onde está em litígio com o Japão. O centro de comando foi criado como parte de uma ambiciosa reforma das estruturas militares chinesas.

(Com AFP)