PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Presidente de Harvard renuncia após controvérsias sobre antissemitismo

Claudine Gay foi criticada pela falta de medidas para combater assédio contra estudantes judeus, que se intensificou após a guerra Israel-Hamas

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 16h40 - Publicado em 2 jan 2024, 17h28

A presidente de Harvard, Claudine Gay, anunciou nesta terça-feira, 2, que vai deixar o cargo em meio a uma tempestade de controvérsias na universidade. Além de enfrentar um escândalo envolvendo plágio, que precede seu mandato, Gay foi amplamente criticada pela falta de medidas para combater o antissemitismo que se intensificou nos campi dos Estados Unidos desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas, em 7 de outubro do ano passado. Antes dela, outras duas lideranças de faculdades da chamada Ivy League foram demitidas pelo mesmo motivo.

“É com o coração pesado, mas com um profundo amor por Harvard, que escrevo para compartilhar que deixarei o cargo de presidente”, escreveu Gay em carta. “Após consultar os membros da Corporação, ficou claro que é do interesse de Harvard que eu renuncie, para que nossa comunidade possa navegar neste momento de desafio extraordinário com foco na instituição, e não em qualquer indivíduo.”

Gay não disse quando planeja renunciar formalmente ao cargo, mas descreveu a decisão como “difícil além das palavras”.

“Tem sido angustiante ter dúvidas sobre meus compromissos de enfrentar o ódio e de defender o rigor acadêmico – dois valores fundamentais para quem eu sou – e assustador ser submetida a ataques pessoais e ameaças alimentadas por questões raciais”, escreveu ela.

Gay deixou o cargo apenas seis meses após assumir a liderança da mais prestigiada universidade americana. Ela foi a primeira presidente negra nos quase 400 anos de história de Harvard, e apenas a segunda mulher no posto.

Continua após a publicidade

Sua renúncia ocorre, em parte, devido às suas respostas em uma audiência no Congresso no mês passado a respeito de episódios de antissemitismo na universidade. Ela foi criticada pela falta de respostas e medidas diretas para combater o assédio contra estudantes judeus em Harvard.

A Harvard Corporation anunciou nesta terça-feira que Alan Garber, atualmente reitor e diretor acadêmico na universidade, assumirá o cargo de presidente interino até que a escola encontre um novo líder.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.