Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Presidente da Ucrânia pede reunião com Putin após mortes na fronteira

Crise na fronteira aumenta com bombardeios entre forças armadas ucranianas e separatistas; Rússia prorroga exercícios militares em Belarus

Por Da Redação 20 fev 2022, 11h11

Em meio a relatos de bombardeios e mortes no leste da Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu uma reunião com o predidente da Rússia, Vladimir Putin, em busca de uma solução para a crise. Zelensky reafirmou que busca uma saída diplomática para o conflito, após uma escalada de violência em territórios controlados por separatistas que contam com o apoio russo.

“Eu não sei o que o presidente da Federação Russa quer, então estou propondo uma reunião”, disse Zelensky em uma conferência de segurança em Munique, onde ele se reuniu com líderes da União Europeia e a vice-presidentes dos Estados Unidos, Kamala Harris. O presidente ucraniano disse que Putin poderia escolher o local para uma reunião. O Kremlim ainda não havia respondido ao convite até a manhã deste domingo.

Bombardeios foram ouvidos ao longo de toda a noite de sábado em Donetsk, que é controlada pelos separatistas. Ao menos dois soldados ucranianos morreram neste fim de semana, segundo agências de notícia e jornais europeus. Os separatistas também alegam que ataques das forças ucranianas deixaram ao menos dois civis mortos na região de Donbass, também no leste do país.

Enquanto isso, Rússia e Belarus prorrogaram exercícios militares que estavam previstos para encerrar neste domingo. As forças armadas dos dois países tem usado mísseis e armamento nuclear nos testes em Belarus, que tem fronteiras ao norte da Ucrânia. O governo bielorrusso afirmou que a decisão de estender os exercícios ocorreu “em conexão com o aumento da atividade militar próximo às fronteiras”, segundo a agência Reuters.

Continua após a publicidade
Militares ucranianos perto de Novolugansk, na região de Donetsk. 17/2/2022 //
Militares ucranianos perto de Novolugansk, na região de Donetsk. 17/02/2022 (Anatolii Stepanov/AFP)

Em paralelo ao pedido de reunião com Putin, o presidente ucraniano também tem pressionado líderes do Ocidente a tomar medidas mais duras contra a Rússia. No sábado, após se encontrar com a vice-presidente americana, Zelensky pediu que sanções econômicas contra a Rússia fossem implementadas imediatamente, e não apenas após uma invasão. “O que vocês estão esperando?”, questionou o ucraniano, em Munique.

Harris, por outro lado, mantém a decisão dos Estados Unidos de implementar sanções apenas no caso de uma invasão russa na Ucrânia. “O propósito de sanções sempre foi e continua sendo dissuasão”, ela disse. A vice-presidente disse que a Europa pode estar enfrentando seu momento mais perigoso desde o fim da Segunda Gerra Mundial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.