Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Presidente da Comissão Europeia admite chance ‘real’ de Brexit sem acordo

Jean-Claude Juncker afirmou que Boris Johnson lhe garantiu que deixará a UE em 31 de outubro, mesmo após a aprovação da lei para uma nova extensão do Brexit

Por Da Redação
Atualizado em 18 set 2019, 09h36 - Publicado em 18 set 2019, 09h31

O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira, 18, que o risco de o Reino Unido sair da União Europeia (UE) no dia 31 de outubro sem um acordo é “muito real”, mas explicou que o bloco está disposto a continuar tentando resolver o bloqueio.

“A Comissão está preparada para trabalhar dia sim e dia também, de manhã até a noite para encontrar as soluções políticas e técnicas. Não sei se chegaremos, temos pouco tempo. O que sei é que precisamos continuar tentando”, disse Juncker.

“O risco de uma retirada sem acordo continua sendo muito real, um cenário que nunca será a opção da UE”, afirmou o presidente da Comissão Europeia em Estrasburgo, na França.

Em um debate sobre o estado do Brexit, que ocorre apenas dois dias depois da primeira reunião de Juncker com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o presidente da CE reiterou que Londres não enviou a Bruxelas nenhuma proposta operacional que possa substituir a polêmica cláusula sobre o “backstop” irlandês.

“Eu disse ao primeiro-ministro Johnson que não tinha nenhum vínculo emocional com o backstop, mas que apoio os objetivos para os quais ela foi está projetada. Foi por isso que pedi ao primeiro-ministro que viesse com propostas operacionais escritas por escrito que nos atingir esses objetivos”, disse Juncker.

Continua após a publicidade

Até que essa proposta seja apresentada, ele acrescentou: “não posso dizer, olhando nos seus olhos que não houve progresso real”.

No primeiro acordo negociado entre britânicos e europeus, sob a tutela da ex-primeira-ministra Theresa May, foi estabelecido o mecanismo de backstop, que busca solucionar um dos principais impasses entre os dois lados, que é a fronteira na ilha da Irlanda.

O artifício emergencial estabelece que, caso não haja um acordo comercial entre a União Europeia e o Reino Unido ao fim do período de transição, em dezembro de 2020, as partes permanecerão temporariamente como união aduaneira.

Continua após a publicidade

A Irlanda do Norte, portanto, teria um status especial, mais alinhado ao mercado único europeu. O governo de Dublin diz que a questão é crucial para a manutenção da paz na ilha.

Bruxelas está aberta a discutir qualquer proposta operacional apresentada por Londres em relação ao backstop para a ilha da Irlanda, o principal ponto das conversas, já que Johnson a rejeita plenamente e a UE se nega a eliminá-la do acordo.

Juncker disse que, apesar da disposição do governo britânico de chegar a um acordo, Johnson lhe garantiu que no dia 31 de outubro deixarão a UE “com ou sem acordo”, inclusive depois que o Parlamento britânico tenha aprovado a legislação que obriga ao governo de solicitar a Bruxelas uma extensão do Brexit, caso não chegue a um acordo até o dia 19 do próximo mês.

Continua após a publicidade

“É por isso que o risco de um Brexit sem acordo é palpável. O risco permanece real e dependerá basicamente de uma decisão do Reino Unido, nunca será a escolha da UE”, reiterou o presidente da CE.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.