Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Premiê de Portugal defende que português seja língua oficial da ONU

Luis Montenegro abordou Lula e disse que o petista tem 'carinho pela pauta'; Ele também reforçou candidatura de seu país ao Conselho de Segurança

Por Da Redação 26 set 2024, 16h55

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, usou seu discurso na Assembleia-Geral da ONU nesta quinta-feira, 26, para pedir que sua língua seja reconhecida como idioma oficial das Nações Unidas.

“Ontem mesmo, conversei com Lula sobre nosso empenho e disponibilidade para, em conjunto com todos os países que falam a língua, concretizar esse objetivo”, afirmou ele. Em entrevista no dia anterior, Montenegro afirmou que o homólogo brasileiro tinha “carinho” pela pauta.

Brasil e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aliança para cooperação política e econômica de nove países lusófonos que promove atuação conjunta em fóruns internacionais e o fortalecimento das relações diplomáticas. Na véspera do discurso, ele já havia afirmado que o governo português tem tentado criar “mecanismos de formação profissional nos países de origem” do CPLP para aumentar a “facilidade de integração no mercado de trabalho” e mobilidade entre as nações.

O premiê também enfatizou o compromisso do país com a garantia dos direitos humanos e condenou as violações do direito internacional nos conflitos de Ucrânia, Gaza, Sudão e Líbano.

Continua após a publicidade

“É imperativo cessar incondicionalmente as hostilidades, garantir a entrada de ajuda humanitária e o respeito pelo Direito Internacional Humanitário. É igualmente imperativo retomar negociações com vista à implementação da solução dos dois Estados – a única que poderá trazer paz e estabilidade”, afirmou, referindo-se à situação no Oriente Médio.

Montenegro reforçou, ainda, a candidatura de Portugal a um lugar de membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o biênio 2027-2028

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.