Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Pouco antes de eleição, Venezuela divulga cédulas com 13 fotos de Maduro

O líder venezuelano é apoiado pela maior coligação de partidos do país e disputará o pleito com outros 9 candidatos

Por Da Redação
9 Maio 2024, 15h26

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou nesta quarta-feira, 8, o cartão eleitoral oficial, que apresenta a ordem em que cada candidato à presidência do país aparecerá nas urnas. A foto do presidente Nicolás Maduro aparece 13 vezes e ocupa as primeiras posições da cédula. Ao todo, dez candidatos, todos homens, disputarão as eleições presidenciais de 28 de julho.

A posição dos candidatos no cartão eleitoral é decidida de acordo com o número de votos recebidos por cada partido nas últimas eleições legislativas, e alguns candidatos aparecem mais de uma vez por terem apoio de mais de um partido. Maduro ocupa o topo da cédula por ser o candidato da coligação Grande Polo Patriótico (GPP), que obteve a maioria dos votos nas eleições legislativas de 2020.

Em meio à uma crise econômica no país, o líder venezuelano é alvo de críticas de diversos países e as últimas eleições presidenciais do país foram frequentemente consideradas fraudulentas. Em 2018, os Estados Unidos chamaram a reeleição de Maduro de uma “farsa”, depois dos candidatos da oposição afirmarem que não reconheciam o resultado, alegando irregularidades na disputa.

Oposição

A principal coligação de oposição à Maduro, Mesa da Unidade Democrática (MUD), escolheu o internacionalista Edmundo González Urrutia, de 74 anos, como candidato na disputa pela presidência.

Urrutia, que aparece três vezes no cartão eleitoral, é a principal aposta para remover Maduro do poder. Ele possui uma carreira diplomática extensa e já ocupou diversos cargos na Direção Geral de Política Internacional do Ministério das Relações Exteriores venezuelano, além de ter sido embaixador na Argentina e na Argélia.

Continua após a publicidade

Após se fortalecer como figura da oposição, Urrutia assumiu a presidência do MUD e recebe apoio dos partidos Um Novo Tempo (UNT) e Movimento pela Venezuela (MPV).

Os demais candidatos na disputa presidencial são acusados de operar à favor de Maduro e concorrerem ao cargo apenas para legitimar as eleições, de forma que não sejam vistas como antidemocráticas pela comunidade internacional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.