Portugal enfrenta grandes incêndios florestais por onda de calor; veja vídeos
Altas temperaturas atingem o território português há semanas; maior parte do país está em alerta máximo

Mais de 1.300 bombeiros trabalham para combater nesta terça-feira, 29, três grandes incêndios em Portugal. O país europeu tem enfrentado uma onda de calor extremo, que assola o Mediterrâneo, resultado das mudanças climáticas. As altas temperaturas atingem o território português há semanas, forçando o governo colocar a maior parte do país em alerta máximo para risco de fogo na vegetação.
Arouca 💔☹️ pic.twitter.com/eMVJNaZ5Ua
— Bilbia mt engarsada (@BilbiaOfissial) July 28, 2025
A cerca de 300 quilômetros do norte da capital, Lisboa, a área de Arouca lida com o maior dos incêndios desde segunda-feira, 28. Em meio ao alastramento das chamas, a polícia civil evacuou dezenas de moradores de suas casas. Além disso, as trilhas dos Passadiços do Paiva, uma das principais atrações turísticas de Arouca, foram fechadas.
“É desesperador ver isso… precisamos de ajuda, precisamos de apoio aéreo”, disse Rafael Soares, morador da vila de Canelas, à agência de notícias Reuters.
Em setembro do ano passado, 6.000 hectares de floresta queimaram nos arredores de Arouca. No norte de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês, perto da fronteira com a Espanha, também tem é atingido por um grande incêndio. A intensidade é tamanha que a fumaça obscureceu vilarejos próximos, levando o governo local a ordenar que a população permaneça em casa para evitar o contato com o ar poluído.
A Espanha enviou vários aviões com bombas de água para ajudar no controle das chamas. Assim como no vizinho, três incêndios florestais devastam a região espanhola de Castela e Leão nesta terça.
🚨🔥 A large fire in Lindoso, Portugal, near the Spanish border, has injured a firefighter and destroyed a home. Burning since Saturday night in the Peneda-Gerês National Park, the blaze is threatening homes and overwhelming crewspic.twitter.com/uWsZiCDsp7
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) July 27, 2025
+ Incêndios florestais devastam Turquia e deixam milhares de desabrigados; veja vídeos
Turquia em chamas
Incêndios florestais também cercaram a quarta maior cidade da Turquia, Bursa, neste domingo, 27. Ao menos 1.765 pessoas foram retiradas de suas casas e um bombeiro, dos cerca de 1.900 que atuam em Bursa, morreu por ataque cardíaco no trabalho.
Até o momento, 3 mil hectares queimaram ao redor da cidade. O ministro da Agricultura e Florestas, Ibrahim Yumakli, informou que 84 incêndios foram combatidos. O nordeste do país, onde Bursa está localizada, é o mais atingido. Em meio ao alastramento das chamas, o governo turco declarou duas províncias ocidentais, Izmir e Bilecik, áreas de desastre na última sexta-feira, 25.
Uma área florestal entre os distritos de Gursu e Kestel, em Bursa, também registrou incêndios no sábado, 26. A região abriga grande parte da indústria automobilística turca. Em meio às chamas, parte de uma rodovia que liga a capital, Istambul, à cidade de Izmir, no oeste do país, foi brevemente fechada no fim de semana.