Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Porta-aviões dos EUA aporta para ‘missão’ no Rio de Janeiro

O USS George Washington tem 333 metros e capacidade para transportar 90 aeronaves; visita 'reforça a cooperação militar' entre Brasil e Estados Unidos

Por Da Redação
20 Maio 2024, 16h09

Chega ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 20, o porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos USS George Washington, para uma missão que marca os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasília e Washington. Segundo autoridades americanas, a visita “reforça a cooperação militar” entre as duas nações.

A passagem da embarcação pelo Brasil é parte do exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul dos Estados Unidos nos próximos meses. Esse exercício contará com intercâmbios de especialistas e compromissos agendados com, além do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Membros da Marinha brasileira estarão abordo do navio como parte da equipe internacional.

Cooperação militar

A general do Exército dos Estados Unidos e comandante do Comando Sul, Laura Richardson, também veio ao Brasil, liderando as operações do porta-aviões. No Rio, ela deve se encontrar com autoridades e líderes locais. Em São Paulo, a general participará de um painel de discussão sobre a integração de mulheres em missões de paz, defesa e segurança, enfatizando a importância da inclusão e da diversidade na segurança global, segundo a missão.

De acordo com o governo americano, a operação Southern Seas 2024 “serve como um testemunho da parceria de longa data” entre Brasil e Estados Unidos.

Continua após a publicidade

“O exercício naval reflete o compromisso contínuo dos Estados Unidos e as nações parceiras em trabalhar juntos em prol da segurança coletiva, da paz e do desenvolvimento regional”, disse um comunicado da embaixada americana em Brasília.

O USS George Washington

Com 333 metros de comprimento, o USS George Washington serve como plataforma para até 90 aeronaves avançadas, como os caças Boeing F/A-18F Super Hornet e Lockheed Martin F-35C Lightning II. A presença do F-35C é especialmente significativa, representando a primeira vez que um caça Stealth de 5ª geração voará o espaço aéreo brasileiro.

A embarcação é equipada com dois reatores nucleares, motores a diesel e turbinas a vapor, e tem capacidade para transportar até seis mil pessoas. A última vez que o porta-aviões esteve no Brasil foi em 2015, durante uma edição anterior da operação Southern Seas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.