Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A canonização de Paulo VI, o papa que provocou liberais e conservadores

O arcebispo salvadorenho Óscar Romero, defensor dos pobres, será canonizado no mesmo dia

Por Adriana Dias Lopes
Atualizado em 13 out 2018, 14h28 - Publicado em 13 out 2018, 14h03

Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, o papa Paulo VI, será canonizado neste domingo, dia 14.  O pontificado de Paulo VI (1963-1978) ficou marcado por vários fatos emblemáticos. O principal deles, a condução e conclusão do Concílio Vaticano II, o maior marco na modernização litúrgica e doutrinal da Igreja. A assembleia propôs a participação do bispado nas decisões da Santa Sé, de maneira semelhante ao que acontecia nos primórdios eclesiásticos. Aposentou o latim e permitiu que a missa fosse celebrada no idioma de cada país. Tirou a obrigação do uso da batina e abriu espaço para movimentos sociais.

Paulo VI foi um papa que desafiou tanto os liberais como os conservadores. Em 1968, publicou a polêmica encíclica Humane Vitae, documento que defendeu a postura tradicional da Igreja sobre aborto e anticoncepcionais. Defendeu pobres, trabalhadores, pregou as mensagens sociais do Evangelho e nomeou cardeais progressistas. Chegou a ser chamado pela imprensa e fieis de marxista.

Evangelizador, foi o primeiro pontífice a viajar para os cinco continentes.  Simples, dispensou o uso da tiara papal, tradicionalíssima cobertura para a cabeça ornamentada com pedras preciosas e pérolas. Depois dele, nenhum outro usou. 

O milagre atribuído a Paulo VI foi a salvação de uma menina nascida prematuramente em 2014. O papa italiano será o terceiro chefe da Igreja canonizado durante o pontificado de Francisco. Em 2014, João Paulo II e João XXII, tornaram-se santos.

O arcebispo salvadorenho Óscar Romero (1917-1980) será canonizado no mesmo dia do pontífice italiano. Romero  representa uma Igreja comprometida com os pobres. Denunciou as perseguições aos camponeses expulsos de terras em seu país.  O milagre do arcebispo teria sido a cura de uma senhora de uma síndrome rara e grave na gravidez.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.