Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Paquistão proíbe o X, antigo Twitter, por ‘ameaça à segurança nacional’

Usuários da rede no país haviam relatado problemas de navegação desde fevereiro; Ministério do Interior acusou plataforma de ter 'intenções nefastas'

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h13 - Publicado em 17 abr 2024, 09h05

O Ministério do Interior do Paquistão afirmou nesta quarta-feira, 17, que bloqueou o acesso à rede social X, o antigo Twitter, por questões de segurança nacional. O anúncio confirmou as suspeitas de que uma paralisação havia sido instaurada.

“A decisão de impor a proibição do Twitter/X no Paquistão foi tomada no interesse de defender a segurança nacional, manter a ordem pública e preservar a integridade da nossa nação”, disse o documento, acrescentando que a decisão foi tomada após o Ministério do Interior analisar relatórios confidenciais das agências de inteligência e segurança do país.

Bloqueio confirmado

Desde meados de fevereiro, usuários no Paquistão têm relatado problemas ao usar o X, mas o governo não havia feito nenhum anúncio oficial até agora. O ministério só mencionou a proibição quarta-feira em uma petição escrita a um tribunal.

“É muito pertinente mencionar aqui que o fracasso do Twitter/X em aderir às diretrizes legais do governo do Paquistão e em abordar as preocupações relativas ao uso indevido de sua plataforma exigiu a imposição de uma proibição”, disse o documento, que foi obtido pela agência de notícias Reuters.

Além disso, o documento alega que “elementos hostis que operam no Twitter/X têm intenções nefastas de criar um ambiente de caos e instabilidade, com o objetivo final de desestabilizar o país e mergulhá-lo em alguma forma de anarquia”.

Continua após a publicidade

O texto afirmou ainda que Islamabad abordou os problemas com a plataforma, que teria demonstrado relutância em resolvê-los. O X não se pronunciou sobre o caso após o Paquistão confirmar o bloqueio à rede.

Caso brasileiro

Desde o dia 6 de abril, o Brasil entrou no raio de ataques apelativos do bilionário dono do X, Elon Musk, que divulgou um post na sua rede acusando a Justiça de violar o Marco Civil da Internet por meio das decisões de suspensão de perfis. Em seguida, Musk subiu o tom e prometeu não cumprir as ordens judiciais vindas do ministro Alexandre de Moraes, do STF, desafiando-o a se demitir ou se sujeitar a um processo de impeachment.

O magistrado reagiu prontamente: tornou o bilionário um dos alvos do inquérito das milícias digitais que está aos cuidados do magistrado, no Supremo. Mesmo assim, o dono do X não apenas não se intimidou como não baixou o nível dos ataques. Chamou Moraes de “ditador do Brasil” e o acusou de influenciar o resultado das eleições de 2022 em benefício de Lula. O magnata chegou a dizer que o ministro tem o presidente “na coleira” e que, por isso, o petista nada fará contra ele.

Surgiram especulações de que o X poderia ser bloqueado no Brasil por conta do imbróglio, e caso não cumpra as ordens judiciais do STF. Mas tudo isso ainda no plano das ideias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.