Papa se desculpa por faltar à missa; exames mostram melhora em quadro de saúde
'Agradeço-vos pelo carinho, a oração e a proximidade com que me acompanhais nestes dias', escreveu o religioso na rede X

O papa Francisco se desculpou neste domingo, 16, por não poder celebrar a tradicional missa do Angelus. O pontífice, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli de Roma para o tratamento de uma bronquite. Em comunicado lido na manhã de hoje aos fiéis, Francisco disse que “gostaria de estar entre vocês” e afirmou que ainda precisa de tratamento para controlar o quadro de infecção respiratória. No texto, ele pediu orações à equipe médica e voltou a fazer apelos pela solução das guerras e conflitos armados na Ucrânia, Palestina, Israel e Mianmar.
“Agradeço-vos pelo carinho, a oração e a proximidade com que me acompanhais nestes dias”, escreveu o religioso, que está internado desde sexta-feira, 14, na rede social X.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que o papa passou bem a noite, se alimentou normalmente e continua o tratamento de saúde sem apresentar quadros de febre. Uma nova atualização sobre o quadro clínico está prevista para a tarde deste domingo.
De acordo com o Vaticano, a equipe médica deu ordens para que o pontífice fosse submetido a um “descanso completo” para ajudar na recuperação. O tratamento, informou a Santa Sé, foi “ligeiramente modificado com base em outras descobertas microbiológicas” e “testes de laboratório (…) mostraram uma melhora em alguns valores”.
Em audiências religiosas nos últimos dias, por pelo menos duas vezes Francisco encontrou dificuldades para ler o sermão e precisou pedir para uma assessor realizar a tarefa. Ele descreveu que estava com “dificuldades respiratórias”. O pontífice, que ocupa o posto desde 2013, sofreu com problemas de saúde diversas vezes nos últimos anos. Além de gripe e bronquite, ele também teve dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e precisou operar uma hérnia. Em janeiro, sofreu um acidente doméstico.